Krita 5 beta lançado com sistema de recursos totalmente novo

E foi lançado o Krita 5 beta com sistema de recursos totalmente novo, e novos recursos. Confira as novidades e veja como instalar para testar.

Krita é um software de manipulação de imagens e também é uma ótima solução para a criação de arquivos de pintura digital a partir do zero ou edição de imagens existentes. O programa é um software livre, licenciado sob a GNU Public License, versão 2 ou posterior.

Ele é um estúdio de pintura digital completo e completo para artistas que querem criar trabalho profissional do início ao fim.

O aplicativo é usado por artistas de quadrinhos, ilustradores, artistas conceituais, pintores e pela indústria digital.

O Krita possui uma interface amigável e personalizável, onde você você pode escolher a cor do tema, que barras de ferramentas e janelas de encaixe que você deseja usar, e editar os atalhos de teclado.

O programa está disponível para Linux e Windows e suporta muito bem a maioria dos tablets gráficos.

Agora, a Krita Foundation anunciou a disponibilidade geral para teste público do Krita 5.0.

Novidades do Krita 5 beta

Krita 5 beta lançado com sistema de recursos totalmente novo
Krita 5 beta lançado com sistema de recursos totalmente novo

O desenvolvimento no Krita 5.0 começou há alguns meses e, como uma versão principal, ele promete vários novos recursos e melhorias. A maior mudança é um sistema de recursos totalmente novo que está em desenvolvimento há alguns anos.

Com o novo sistema de recursos instalado, o Krita 5.0 não carregará mais todos os pincéis, gradientes, padrões, etc. durante a inicialização.

Em vez disso, o Krita 5 armazenará em cache todas essas informações durante a primeira execução, o que significa que o aplicativo será um pouco mais rápido na inicialização, mas a primeira execução será mais lenta, pois todas as informações precisam ser armazenadas em cache.

Entre outros novos recursos, o Krita 5.0 promete um novo mecanismo de pincel MyPaint, uma janela de encaixe de linha do tempo de animação renovada, um mecanismo de pincel de manchas de cores totalmente reescrito, um novo gravador de pintura, um novo assistente de perspectiva de dois pontos, junto com um recurso de área limite para assistentes, bem como um novo recurso de storyboard.

Krita 5 também virá com suporte para formatos de arquivo AVIF, HEIF e WebP, visualização de ferramenta de transformação in-stack, dithering de gradiente, suporte para gradientes de gama ampla, capacidade de clonar frames para animação, janela de encaixe de curvas de animação atualizada, animação de máscara de transformação, a capacidade de colar em uma camada em vez de colar o clipe como uma nova camada, ícones atualizados e polimento da IU.

Obviamente, também haverá muitas melhorias de desempenho e correções de bugs para tornar a sua experiência com o Krita muito mais rápida e confiável ao criar seu trabalho artístico.

Como instalar para testar

Há um pouco mais de trabalho para deixar o Krita 5.0 pronto para as massas, mas você pode obtê-lo para um test drive agora mesmo baixando a versão beta, as instruções de instalação são iguais à do tutorial abaixo, só mude a parte do download).
Como instalar o app de desenho e pintura Krita no Linux

Esteja ciente de que esta é uma versão de pré-lançamento, o que significa que alguns dos recursos estão incompletos ou ausentes.

Além disso, ao testar esta versão beta, tenha em mente os problemas conhecidos listados na página de anúncio de lançamento e não a use para nenhum trabalho de produção!

Sobre o Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.