Krita 5.2.5 lançado com mais de 50 correções de bugs

E foi lançado o Krita 5.2.5 com mais de 50 correções de bugs. Confira as novidades e veja como instalar no Linux.

Krita é um software de manipulação de imagens e também é uma ótima solução para a criação de arquivos de pintura digital a partir do zero ou edição de imagens existentes. O programa é um software livre, licenciado sob a GNU Public License, versão 2 ou posterior.

Ele é um estúdio de pintura digital completo e completo para artistas que querem criar trabalho profissional do início ao fim.

O aplicativo é usado por artistas de quadrinhos, ilustradores, artistas conceituais, pintores e pela indústria digital.

O Krita possui uma interface amigável e personalizável, onde você você pode escolher a cor do tema, que barras de ferramentas e janelas de encaixe que você deseja usar, e editar os atalhos de teclado.

O programa está disponível para Linux e Windows e suporta muito bem a maioria dos tablets gráficos.

Agora, a Krita Foundation lançou o Krita 5.2.5 como mais uma atualização desse software de pintura digital gratuito, de código aberto e multiplataforma.

Novidades do Krita 5.2.5

Krita 5.2.5 lançado com mais de 50 correções de bugs

O Krita 5.2.5 se concentra principalmente em correções de bugs, marcando um avanço notável da versão 5.2.3, com a 5.2.4 sendo um hotfix específico do Windows.

Um dos principais destaques desta atualização é a correção de problemas de reprodução de áudio. Ao alterar a taxa de quadros da animação, o áudio agora se ajusta corretamente, garantindo melhor sincronização entre som e visuais.

Esta melhoria é particularmente benéfica para artistas que trabalham com animações que dependem de tempo de áudio preciso.

Outra melhoria envolve cálculos de máscara de transformação.

A equipe abordou vários problemas, como reduzir imagens com espaçamento de grade de 1px, o que anteriormente causava problemas, garantindo assim que as transformações se comportassem conforme o esperado, fornecendo um fluxo de trabalho mais suave ao manipular camadas e imagens.

O Krita 5.2.5 também resolve problemas relacionados à ativação de camadas.

Anteriormente, nenhuma camada era ativada ao abrir um documento ou quando vários documentos eram abertos simultaneamente. Esses problemas foram corrigidos, permitindo que os artistas mergulhassem direto em seu trabalho sem interrupções desnecessárias.

Em relação às melhorias na interface do usuário, os controles deslizantes decimais do On-Canvas Brush Editor foram corrigidos para atender às preocupações dos usuários.

Além disso, os conflitos entre as ações do mouse e do toque foram resolvidos, levando a uma interação mais uniforme com o software, seja usando um mouse, caneta ou entrada de toque.

A estabilidade também foi um foco importante nesta versão. A equipe abordou várias falhas, incluindo aquelas que ocorriam ao excluir composições ou alterar o tipo de filtro no Filter Brush.

Vazamentos de memória na função de exportação avançada foram corrigidos, garantindo que o software seja executado de forma mais eficiente durante as exportações.

Problemas com geração de quadros e camadas de clones também foram resolvidos, contribuindo para um desempenho mais confiável e previsível.

Além disso, o suporte ao formato de arquivo foi aprimorado. Por exemplo, quando o dithering está habilitado, os problemas de espaço de cores durante a exportação WebP foram corrigidos e os perfis de cores agora são preservados se o modelo de cores for RGB(A).

Essas melhorias garantem que os arquivos exportados mantenham a fidelidade visual pretendida.

Para mais detalhes, verifique a página de anúncio de lançamento.

Como instalar o Krita no Linux

Para instalar o Krita no Linux, use um dos procedimentos abaixo:
Como instalar o app de desenho e pintura Krita no Linux
Como instalar o incrível Krita no Linux no Linux via Snap

Claro, você também deve ser capaz de instalar o Krita a partir dos repositórios de software estáveis ​​da sua distribuição nos próximos dias.

O aplicativo está disponível para tablets Windows, Linux, macOS e Android. Observe que, devido a limitações de interface, ele não está disponível para telefones Android.

Usuários Linux podem baixar o AppImage independente de distribuição, e usuários macOS podem obter a imagem de disco. Observe que o suporte começa no macOS 10.14. Por fim, usuários Android podem acessar o Krita para tablets, com versões de CPU Intel e Arm disponíveis.

Sair da versão mobile