E foi lançado o Krita 5.2.3 com correções de bugs e melhorias de compilação. Confira as novidades e veja como instalar no Linux.
Krita é um software de manipulação de imagens e também é uma ótima solução para a criação de arquivos de pintura digital a partir do zero ou edição de imagens existentes. O programa é um software livre, licenciado sob a GNU Public License, versão 2 ou posterior.
Ele é um estúdio de pintura digital completo e completo para artistas que querem criar trabalho profissional do início ao fim.
O aplicativo é usado por artistas de quadrinhos, ilustradores, artistas conceituais, pintores e pela indústria digital.
O Krita possui uma interface amigável e personalizável, onde você você pode escolher a cor do tema, que barras de ferramentas e janelas de encaixe que você deseja usar, e editar os atalhos de teclado.
O programa está disponível para Linux e Windows e suporta muito bem a maioria dos tablets gráficos.
Agora, a Krita Foundation lançou o Krita 5.2.3 como mais uma atualização desse software de pintura digital gratuito, de código aberto e multiplataforma.
Novidades do Krita 5.2.3
Krita 5.2.3 concentra-se principalmente em correções de bugs e melhorias significativas no sistema de compilação. Sim. Uma das mudanças mais notáveis no Krita 5.2.3 é uma revisão completa do sistema de compilação.
O sistema de Integração Contínua agora suporta todas as quatro plataformas principais, agilizando o processo de desenvolvimento e facilitando o rastreamento e a correção de bugs.
Esta versão também aborda vários problemas que os usuários encontraram. Por exemplo, há melhorias no tratamento de máscaras de transformação animadas e suporte para JPEG-XL.
Os usuários do Windows encontrarão um melhor manuseio de atalhos, e os assistentes de pintura também tiveram melhorias.
Bugs específicos foram eliminados, incluindo um que causava travamentos ao adicionar uma coluna de quadro-chave de animação em uma camada bloqueada e outro relacionado ao estado “somente leitura” de documentos durante o carregamento e salvamento.
Além disso, há uma correção para problemas de desbotamento da tela no modo uint de 16 bits no Ângulo e melhorias na amostragem de cores no modo envolvente.
O Krita 5.2.3 também traz uma melhor integração com o MLT para sincronizar o áudio com a animação e várias correções de comportamento de atalhos de entrada na tela de ferramentas. Os usuários do Android notarão ícones aprimorados e uma experiência S Pen mais responsiva.
Além disso, a antiga janela de encaixe de toque QML foi substituída por uma janela de encaixe de toque baseada em QWidget para evitar problemas em dispositivos Android.
Para mais detalhes, verifique a página de anúncio de lançamento.
Como instalar o Krita no Linux
Para instalar o Krita no Linux, use um dos procedimentos abaixo:
Como instalar o app de desenho e pintura Krita no Linux
Como instalar o incrível Krita no Linux no Linux via Snap
Claro, você também deve ser capaz de instalar o Krita a partir dos repositórios de software estáveis da sua distribuição nos próximos dias.