E foi lançado o Krita 5 com vários novos recursos e melhorias, além de correções. Confira as novidades e veja como instalar no Linux.
Krita é um software de manipulação de imagens e também é uma ótima solução para a criação de arquivos de pintura digital a partir do zero ou edição de imagens existentes. O programa é um software livre, licenciado sob a GNU Public License, versão 2 ou posterior.
Ele é um estúdio de pintura digital completo e completo para artistas que querem criar trabalho profissional do início ao fim.
O aplicativo é usado por artistas de quadrinhos, ilustradores, artistas conceituais, pintores e pela indústria digital.
O Krita possui uma interface amigável e personalizável, onde você você pode escolher a cor do tema, que barras de ferramentas e janelas de encaixe que você deseja usar, e editar os atalhos de teclado.
O programa está disponível para Linux e Windows e suporta muito bem a maioria dos tablets gráficos.
Agora, a Krita Foundation anunciou a disponibilidade geral do Krita 5.0.
Novidades do Krita 5
Krita 5.0 é um maravilhoso presente de fim de ano para artistas de código aberto e outras pessoas que usam este software na última década e meia. O Krita 5.0 renova seu manuseio de pincéis/gradientes/paletas para que eles sejam mais rápidos e usem “muito menos” memória, além de serem mais confiáveis.
O Krita 5.0 também apresenta melhorias nos gradientes, o mecanismo do pincel borrado foi reescrito, o sistema de animação foi reformulado, agora há um editor de storyboard integrado, um gravador para fazer um vídeo das sessões de pintura e muitos outros mais.
O Krita 5.0 é uma atualização massiva que traz vários novos recursos e melhorias, começando com uma forma completamente renovada e amigável de recursos para lidar com pincéis, gradientes, paletas e marcação, um editor de storyboard integrado, um gravador integrado para que você possa grave facilmente suas sessões de pintura e suporte para os formatos de arquivo de imagem AVIF e WebP.
Esta nova versão principal do Krita também apresenta um novo mecanismo de pincel baseado no MyPaint, renova completamente o mecanismo de pincel de borrar, melhora os gradientes para torná-los mais suaves e lidar com gamas mais amplas e revisa o sistema de animação com novos recursos como máscaras de transformação animadas e quadros de clones.
Outra novidade no Krita 5.0 são as novas opções para exportar imagens GIF, APNG e WebP, a capacidade de aplicar um filtro em todos os quadros selecionados, suporte para renderização de animação na janela de encaixe de composição, um novo espaço de trabalho de animação, bem como um novo “AutoKey Blank” para acelerar o fluxo de trabalho da animação.
Além disso, vem com comportamento de configurações de renderização aprimorado, armazenando caminhos de exportação de animação diretamente em cada documento e configurações do Krita, a capacidade de cortar apenas o conteúdo do quadro atual, backend e cache de animação aprimorados, melhorias no histórico de predefinições de pincel e controles deslizantes refatorados.
A interface do usuário recebeu muita atenção durante o ciclo de desenvolvimento do Krita 5.0, que levou vários anos para ser concluído.
A nova versão permite que você desanexe o editor de pincéis da barra de ferramentas, oferece suporte a temas instalados pelo usuário no Linux e seleção de estilo de widget, adiciona suporte para a cor do tema ao Seletor de cores para plano de fundo, permite bloquear encaixes e adiciona uma opção para ocultar automaticamente os controles na janela de encaixe de visão geral.
Novas ferramentas também estão presentes nesta versão, como um assistente de perspectiva de 2 pontos, um recurso de área limite para assistentes e visualização de transformação na pilha.
Além disso, há uma nova capacidade de rotação nas ferramentas Retângulo e Elipse, uma paleta pop-up muito aprimorada, uma nova opção Cortar Tela na ferramenta Cortar, opções extras para invocação de ferramenta temporária e melhorias na ferramenta Seletor de Cor Similar.
Entre outras mudanças dignas de nota, há a capacidade de arrastar e soltar cores na tela e árvore de camadas, a capacidade de filtrar camadas por nome, a capacidade de colar diretamente na camada ativa, um novo modo de isolamento “Isolar Grupo Ativo” que torna o grupo atual a única coisa visível, solo de camada não destrutiva, um complemento de exportador de lote GDQuest, plug-in do photobash, suporte para vinculação SIP 5, panning com um único dedo, seleção automática de um filtro de dimensionamento apropriado e muito mais.
Para mais detalhes, verifique a página de anúncio de lançamento.
Como instalar o Krita no Linux
Para instalar o Krita no Linux, use um dos procedimentos abaixo:
Como instalar o app de desenho e pintura Krita no Linux
Como instalar o incrível Krita no Linux no Linux via Snap
Claro, você também deve ser capaz de instalar o Krita a partir dos repositórios de software estáveis da sua distribuição nos próximos dias.