A Krita Foundation anunciou o lançamento do Krita 4.3 com várias correções de bugs e novos recursos. Confira as novidades e veja como instalar no Linux.
O Krita é um famoso aplicativo da comunidade KDE projetado por cartunistas para desenhistas, onde é possível criar incríveis ilustrações e muito mais.
Ele é um software software livre (GNU Public License, versão 2 ou posterior) de manipulação de imagens e também é uma ótima solução para a criação de arquivos de pintura digital a partir do zero ou edição de imagens existentes.
Agora, a Krita Foundation anunciou a disponibilidade geral do Krita 4.3.
Novidades do Krita 4.3
Após três meses após o Krita 4.2.9, a série Krita 4.3 chegou para corrigir vários bugs que estavam presentes nas versões anteriores e adicionar um monte de novos recursos que agradariam até os artistas gráficos mais exigentes.
Os destaques incluem um novo conjunto de predefinições de pincel para pintura em aquarela, uma nova ferramenta de seleção magnética, um novo filtro Palettize que é acompanhado por alguns novos padrões e suporta pontilhamento, um filtro High Pass para tornar as imagens mais nítidas e suporte para exportando arquivos GIH multidimensionais do GIMP.
A Krita Foundation diz que:
“Passamos o ano passado não apenas consertando bugs, embora tenhamos corrigido mais de mil problemas, mas também estivemos ocupados adicionando coisas novas e legais para brincar”
O Krita 4.3 também apresenta a capacidade de ajustar separadamente a opacidade e a leveza nas dicas de pincel colorido, bem como a capacidade de criar dicas de pincel animadas que selecionam o pincel em várias dimensões e a capacidade de colocar a área central da tela em sua própria janela, o que pode ser útil para configurações de vários monitores.
Um novo encaixe de snapshot também está presente nesta versão para ajudá-lo a armazenar estados de progresso na sua imagem e alternar facilmente entre eles.
Além disso, a ferramenta Gradiente recebeu três novos modos, a saber, Bilinear, Espiral reversa e Espiral, e as ferramentas Preenchimento e Seleção contínua foram atualizadas para lidar com arte complexa de linhas multicamadas.
O Krita 4.3 também torna a criação de seleções mais rápida, permite abrir uma imagem como uma camada de arquivo em uma imagem já carregada, permite salvar imagens no formato .kra com todas as camadas aparadas no tamanho da imagem, acrescenta permite exportar apenas o único quadros de uma animação.
Existem mais de 2000 alterações incluídas no Krita 4.3 em comparação com o Krita 4.2.9, e você pode verificar as notas de versão e o vídeo abaixo para obter mais detalhes.
Para saber mais sobre essa versão do Krita, acesse a nota de lançamento.
Como instalar o Krita 4.3 no Linux
Para instalar o Krita no Linux, use um dos procedimentos abaixo:
Como instalar o app de desenho e pintura Krita no Linux
Como instalar o incrível Krita no Linux no Linux via Snap
- Como instalar o processador de imagem Siril no Linux via Flatpak
- Como instalar o editor de imagens LightZone no Ubuntu
- Como instalar o gravador de imagens Popsicle no Linux via Appimage
- Como instalar o visualização de imagens JimboDICOMViewer no Linux via Snap
O que está sendo falado no blog
No Post found.