A Krita Foundation anunciou o lançamento do Krita 4.2.9 com correção de bugs no Python e correções. Confira as novidades e veja como instalar no Linux.
O Krita é um famoso aplicativo da comunidade KDE projetado por cartunistas para desenhistas, onde é possível criar incríveis ilustrações e muito mais.
Ele é um software software livre (GNU Public License, versão 2 ou posterior) de manipulação de imagens e também é uma ótima solução para a criação de arquivos de pintura digital a partir do zero ou edição de imagens existentes.
Há pouco menos de quatro meses, a equipe de desenvolvedores do KDE lançou a v4.2.8 de seu software de design criado por e para cartunistas. Agora, o Krita 4.2.9 foi lançado.
Essa deveria ser a versão de manutenção mais recente desta série e, de acordo com o que eles nos dizem na nota de lançamento, “foi um dos lançamentos mais complicados que eles tentaram”. Em parte porque eles tiveram que corrigir problemas criados por versões anteriores.
No passado, houve muitos desastres: a atualização do Python danificou a versão do Windows. Por outro lado, a Apple atualizou um de seus protocolos e isso incomodou a versão do macOS.
Como se isso não bastasse, os desenvolvedores do Krita lançaram uma nova versão de algumas bibliotecas, e isso ainda piorou.
De qualquer forma, o Krita 4.2.9 deve corrigir todos esses bugs e era uma versão muito estável em seu período beta, por isso vale a pena atualizar o mais rápido possível.
Novidades do Krita 4.2.9
Abaixo, estão os destaques do lançamento do Krita 4.2.9:
- O contorno do pincel foi aprimorado: ele não pisca mais quando passamos o mouse sobre a tela.
- Adicionamos “Aerógrafo” e “Velocidade do aerógrafo” ao pincel Color Blur e uma nova configuração de Proporção, também para o pincel Color Blur, que permite que a forma do pincel seja mais plana usando os diferentes sensores.
- Nova função “Dividir camada na máscara de seleção”.
- Correção de erros, 70 no total, que você pode ver na nota de versão (link mas abaixo).
Para saber mais sobre essa versão do Krita, acesse a nota de lançamento.
Como instalar o Krita 4.2.9 no Linux
A nova versão já está disponível em seu site oficial, que você pode acessar neste endereço.
Para instalar o Krita no Linux, use um dos procedimentos abaixo:
Como instalar o app de desenho e pintura Krita no Linux
Como instalar o incrível Krita no Linux no Linux via Snap
- Como instalar o processador de imagem Siril no Linux via Flatpak
- Como instalar o editor de imagens LightZone no Ubuntu
- Como instalar o gravador de imagens Popsicle no Linux via Appimage
- Como instalar o visualização de imagens JimboDICOMViewer no Linux via Snap