O projeto Kodi lançou o Kodi 21 Omega com grandes mudanças. Confira as novidades e veja como instalar no Linux.
O Kodi é um incrível media center que pode ser usado para reproduzir quase todos os formatos populares de áudio e vídeo.
Com o Media Center Kodi você utiliza a mídia como ela está, pois ele pode reproduzir CDs e DVDs diretamente do arquivo de disco ou de uma imagem, e suporta quase todos os formatos populares de arquivo do seu disco rígido, ele pode até mesmo reproduzir arquivos dentro de arquivos ZIP e RAR.
Agora, o Kodi 21 Omega foi oficialmente lançado.
Novidades do Kodi 21 Omega
Chegando mais de um ano após o Kodi 20 “Nexus”, o lançamento do Kodi 21.0 “Omega” está aqui para apresentar suporte a FFmpeg 6.0, suporte a NFSv4, suporte para leitura e gravação de playlists M3U8, suporte a imagens AVIF, melhorias no AudioEngine no Linux e suporte para formatos de passagem como DTS-HD e TrueHD no Linux.
Também para Linux, o Kodi 21.0 adiciona suporte para libdisplay-info para ajudar a analisar informações EDID e determinar os recursos de exibição.
Além disso, os usuários do Linux agora podem selecionar o back-end de áudio com uma opção de linha de comando ao iniciar o Kodi, o que permite ver com quais back-ends de áudio habilitados o Kodi foi construído.
E os usuários do Linux receberam melhor suporte de reprodução VAAPI VP9 Profile 2, melhorias no suporte PipeWire, uma nova opção de linha de comando –gl-interface= para substituir o antigo uso de variável de ambiente de KODI_GL_INTERFACE e suporte para dispositivos Raspberry Pi para relatar Temperaturas da CPU sem usar scripts externos.
Para completar, o Kodi não usa mais o utilitário ping do Linux, pois agora possui sua própria implementação.
Para Android, esta versão melhora a detecção e compatibilidade do Dolby Vision e implementa uma função de minimização de desligamento nas configurações de economia de energia. Também há melhor suporte para dispositivos Amazon FireTV 4K e suporte aprimorado de áudio Amlogic BSP.
Kodi 21.0 também adiciona suporte HDR10 para Xbox, suporte para decodificação de vídeo de hardware DXVA2 AV1 de 8 e 10 bits no Windows, junto com suporte para “Super Resolução de Vídeo” para hardware compatível com NVIDIA RTX e Intel ARC, comutação de taxa de atualização do Windows 11, e alterações na precisão das cores para mapeamento de cores SDR/HDR de 10 bits.
O PVR foi atualizado com suporte para classificação de grupos de canais, o suporte UPnP agora deve funcionar melhor com aplicativos oficiais de smart TV ao exibir e navegar em bibliotecas UPnP Kodi servidas, e o ecossistema Retroplayer também recebeu várias melhorias para jogos.
Foram feitas melhorias no manuseio das teclas de movimento em determinadas listas, como Configurações, a geração de miniaturas foi corrigida para imagens na orientação retrato, há suporte para informações de vídeo para Conjuntos de Filmes e Temporadas de TV, e o tema Estuário padrão recebeu inúmeras melhorias.
As pastas Programas de TV, Temporadas, Conjuntos de filmes e Gravações agora expõem seu estado ‘em andamento’, o tema Estuário recebeu sinalizadores de mídia para música, o manuseio do cache de arte também foi melhorado e há novas configurações para controlar o NFS e SMB tamanho do pedaço.
O suporte webOS recebeu melhorias no coletor de áudio, suporte para reprodução de arquivos AV1 Dolby Vision em dispositivos suportados, suspensão para suporte em segundo plano, um novo comportamento para pausar/retomar a reprodução de mídia quando o Kodi é minimizado/restaurado, suporte para mapeamento de teclas de informações em controles remotos webOS, desligamento/ suporte para reinicialização e suporte inicial para dispositivos webOS 4.
Entre outras mudanças dignas de nota, o Kodi 21.0 adiciona suporte para coleções de fontes .ttc, melhora a janela do navegador Teletexto, adiciona suporte para construção de Kodi com Python 3.12 e SWIG 4.2.0, melhora a rotação automática de vídeo a partir de metadados e adiciona uma configuração de ação de reprodução padrão para controlar o comportamento de retomada ao iniciar a reprodução do vídeo.
Ele também adiciona uma nova configuração “Adaptável” em Serviços/Cache/Fator de Leitura que implementa um fator de leitura variável com base no nível do cache, o que significa que o cache agora será preenchido mais rapidamente e ao mesmo tempo usará um fator de leitura menos agressivo quando o cache já está cheio.
Por fim, o Kodi 21.0 adiciona uma opção para evitar a sincronização de volume com um alvo UPnP, um novo comando para alterar a velocidade de reprodução (tempo), um novo comando para ativar o protetor de tela e um novo método de navegação em Música para ir de artistas diretamente nas músicas, semelhante à forma como o Spotify permite navegar em sua interface.
Para saber mais sobre o Kodi 21 Omega, acesse a nota de lançamento.
Como instalar ou atualizar o Kodi
O software será incluído em breve nas próximas versões das distribuições CoreELEC ou LibreELEC, mas se você não pode esperar até que essas novas versões estejam disponíveis, você pode baixar e instalar o Kodi dos repositórios da sua distro, enquanto isso, você pode baixar este lançamento para sua plataforma favorita, incluindo Linux, Raspberry Pi, Android, Windows/Xbox, iOS, tvOS e macOS, a partir do site oficial.
Ou
Para instalar a versão mais recente do Kodi nas principais distribuições Linux, use esse tutorial:
Como instalar o media center Kodi no Linux via Snap sem complicações
Como instalar o media center Kodi no Linux via Flatpak
Como instalar a versão mais recente do Media Center Kodi no Ubuntu