Conheça o Kit de resfriamento a água do Seeed Studio para o Raspberry Pi, que pode ajudar no overclock de PC de placa única.
O Raspberry Pi 5 é o computador de placa única mais poderoso do Raspberry Pi até hoje.
Mas pode ser ainda mais poderoso se você fizer overclock do processador ARM Cortex-A76 quad-core BCM2712 do computador para rodar acima da frequência de 2,4 GHz que ele suporta oficialmente.
É claro que o overclock pode aumentar a quantidade de calor gerado, o que pode causar superaquecimento e lentidão no computador do tamanho de um cartão de crédito. É aí que entra o kit de resfriamento de água do Seeed Studio para Raspberry Pi 5.
Kit de resfriamento a água do Seeed Studio para o Raspberry Pi
De acordo com o Seeed Studio, este kit fornece resfriamento suficiente para manter a temperatura de um Raspberry Pi 5 em 40 graus Celsius (104 graus Fahrenheit) durante a execução em velocidades normais, ou 55 graus Celsius (131 graus Fahrenheit) quando com overclock para 3 GHz.
Mas o kit não é barato: custa US$ 120 e custa mais que o próprio computador. E também não é particularmente pequeno, você poderia colocar vários computadores Raspberry Pi 5 no espaço do sistema de refrigeração líquida.
Mas o kit fornece muito mais potência de resfriamento do que um dissipador de calor passivo típico ou mesmo uma ventoinha giratória.
Isso porque inclui uma bomba d’água e um ventilador giratório que se conecta a duas mangueiras de silicone conectadas a um radiador que você coloca em cima do processador do Raspberry Pi 5.
Isso permite que a água fria seja movida em direção ao computador, enquanto a água quente é retirada e resfriada antes de ser recirculada.
Seeed Studio afirma que o Water Cooling Kit também pode ser usado com várias unidades Raspberry Pi 5 simultaneamente, permitindo resfriar um cluster inteiro.
Mas você precisará comprar mangueiras e radiadores adicionais, pois o kit básico só vem com peças suficientes para um único Raspberry Pi 5.
Este não é o primeiro refrigerador de água que vimos para um computador Raspberry Pi. Em 2013, informamos sobre um sistema de refrigeração líquida DIY “Wet Pi” para o Raspberry Pi Modelo B de primeira geração.