Para aproveitar as placas-mãe, o Kit AYA Neo Mini PC transforma placa de portáteis AYA em desktop em formato mini PC.
A empresa por trás da linha AYA Neo de PCs portáteis para jogos está tirando uma página do manual da Framework e tornando o design modular e a capacidade de atualização um diferencial de venda … mais ou menos.
Quando a empresa lançou os portáteis AYA Neo 2 e Geek no ano passado, a AYA não prometeu que você seria capaz de atualizar os processadores.
Mas os novos Neo 2S e Geek 1S que devem ser lançados neste verão apresentam novos processadores que podem oferecer um aumento significativo de desempenho sem alterar o design físico.
Portanto, a AYA planeja oferecer um “serviço de atualização paga” para clientes que desejam atualizar a placa-mãe em seus dispositivos portáteis existentes.
E o que você deve fazer com sua placa-mãe antiga? Está a caminho um kit de Mini PC que permitirá transformá-lo em um desktop.
Kit AYA Neo Mini PC transforma placa de portáteis AYA em desktop
Os PCs de jogos portáteis AYA Neo 2 e Geek originais eram equipados com processadores AMD Ryzen 7 6800U com 8 núcleos de CPU Zen 3+ e gráficos integrados Radeon 680M com 12 núcleos de GPU RDNA 2.
Os novos modelos da série S da AYA apresentam uma nova placa-mãe com um chip Ryzen 7 7840U com 8 núcleos de CPU Zen 4 e gráficos Radeon 780M com 12 núcleos de GPU RDNA 3.
A empresa diz que isso traz um aumento de desempenho de 20 a 40 por cento, permitindo que você obtenha maior duração da bateria executando seu sistema em um nível de energia mais baixo ou melhores taxas de quadros enquanto estiver executando em potência mais alta.
Mas o chip da geração anterior? Na verdade, ainda é muito bom.
Portanto, a AYA também planeja lançar um kit Mini PC que permitirá que você coloque a placa-mãe de um Neo 2S ou Geek original em um chassi compacto que permitirá que você use a placa como um computador de mesa.
Assim, seu antigo dispositivo de jogo portátil pode se tornar seu novo computador doméstico, centro de mídia ou PC de produtividade.
O anúncio da AYA levanta algumas questões para as quais ainda não temos respostas. Por exemplo:
- Quanto custará o serviço de atualização da placa-mãe?
- Os clientes terão que enviar seus PCs portáteis para a China para que as atualizações sejam concluídas ou a AYA venderá kits DIY para pessoas que se sintam à vontade para desmontar e remontar o hardware do computador?
- Quando as atualizações estarão disponíveis?
- Quanto custará o mini kit para PC?
- Quando o mini kit para PC estará disponível?
A empresa diz que mais detalhes serão “revelados no futuro”. O que sabemos é que não há uma maneira fácil de atualizar o processador sem substituir toda a placa-mãe, pois o processador Ryzen, a memória e outros componentes importantes são soldados à placa.
Mas isso significa que, além de obter um novo processador, os clientes que optarem pela atualização também receberão memória LPDDR5x-7500 (acima de LPDDR5-6400) e também poderão solicitar configurações com até 64 GB de RAM (versões anteriores máximo de 32 GB).
Neste ponto, a AYA está prometendo apenas atualizações para dois de um monte de portáteis da empresa. E não está claro o quão fácil será realizar suas próprias atualizações.
Portanto, as promessas modulares do AYA não são tão abrangentes quanto as da Framework.
Essa empresa coloca a modularidade, capacidade de reparo e capacidade de atualização no centro de tudo o que faz: todos os laptops Framework lançados até o momento foram feitos para que seja fácil para os usuários desmontar e consertar em casa.
E você pode até comprar um gabinete razoavelmente barato para abrigar sua placa-mãe antiga depois de removê-la do laptop ou imprimir a sua em 3D.
Mas ainda é bom ver mais empresas pelo menos começando a abraçar a ideia de que atualizar seu equipamento não significa necessariamente se livrar de suas peças antigas.