Se você usa a suíte office da Kingsoft, cuidado, o desenvolvimento do WPS Office para Linux está parado. Saiba mais detalhes sobre esse assunto e tire suas conclusões.
- Como instalar o processador de imagem Siril no Linux via Flatpak
- Como instalar o editor de imagens LightZone no Ubuntu
- Como instalar o gravador de imagens Popsicle no Linux via Appimage
- Como instalar o visualização de imagens JimboDICOMViewer no Linux via Snap
- Como instalar o editor de imagens Glimpse no Linux via Snap
- Como instalar o conversor de imagens XnConvert no Linux via Flatpak
- Como instalar o visualizador de imagens Pixyne no Linux via Flatpak
- Como instalar o suporte a imagens HEIF e AVIF no Ubuntu e derivados
- Como instalar o conversor de imagens Lenna no Linux via Snap
O Kingsoft WPS Office é um conjunto software de escritório gratuito (mas não de código aberto/software livre), que está disponível em versões para Windows, macOS, Android, iOS e Linux, e que tem se mostrado popular entre os usuários graças a uma interface e um conjunto de recursos que se baseia fortemente no Microsoft Office.
Um ano se passou desde que a compilação do WPS Office Linux foi atualizada pela última vez. Mas enquanto os usuários de outros sistemas operacionais estão recebendo atualizações com correções e ajustes, os usuários do Linux não estão.
Porque o desenvolvimento do Kingsoft WPS Office para Linux está parado?
Ninguem sabe porquê o desenvolvimento do Kingsoft WPS Office para Linux está parado. No momento, o WPS Office v1.0.5672 Alpha é a versão mais recente do Linux. Ou seja, praticamente um ano inteiro se passou desde que a compilação do WPS Office Linux foi atualizada pela última vez.
Perguntado se o trabalho estava continuando no WPS Office para Linux, os fabricantes do software responderam negativamente, afirmando que o cliente Linux está “em uma parada” e “precisa de compilações da comunidade”.
Essas compilações de comunidade, imagina-se, seriam um pouco mais fáceis de construir e manter se o app foi aberto (mas infelizmente, ele não é).
É hora de procurar alternativas?
Diante dessa afirmação, e do fato de que essa suíte não é um software livre/código aberto, fica claro que os usuários que ainda utilizam o WPS Office devem cogitar a mudança para uma alternativa aberta como o LibreOffice, OpenOffice ou OnlyOffice.
Infelizmente, essa possibilidade de uma descontinuidade definitiva é o grande problema de todo software fechado. Em programas abertos isso pode ser resolvido por qualquer usuário/comunidade que queira tomar a manutenção do software para si.
O que você acha? O Kingsoft WPS Office continuará a ser disponibilizado para o Linux? Deixe sua opinião nos comentários.
Conheça melhor o Kingsoft WPS Office
Para saber mais sobre esse programa, clique nesse link.
O que está sendo falado no blog nos últimos dias
- Gerenciamento de programas com easyLife no Fedora
- Lançado KDE Plasma 5.10 – conheça as novidades
- Desenvolvimento do Kingsoft WPS Office para Linux está parado
- Como instalar o Unity Web Player no Ubuntu