KiCad 7 lançado com grandes melhorias

E foi lançado o Kicad 7 com grandes melhorias. Confira as novidades dessa atualização e veja como instalar no Linux.

Kicad é um programa multiplataforma, escrito em C++ com wxWidgets para rodar em Gnu/Linux, FreeBSD, Microsoft Windows e Mac OS X, licenciado sob a GNU GPL v3.

KiCad é um pacote de software livre para a automação de projetos eletrônicos (Electronic Design Automation, EDA). Facilita o desenho de diagramas de circuitos eletrônicos e sua conversão em placa de circuito impresso.

Ele facilita o projeto de esquemas para circuitos eletrônicos e sua conversão em projetos de PCB. KiCad foi originalmente desenvolvido por Jean-Pierre Charras.

Além disso, ele possui um ambiente integrado para captura e layout de esquemáticos de PCB. Existem ferramentas dentro do pacote para criar uma lista de materiais, ilustrações, arquivos Gerber e visualizações 3D do PCB e seus componentes.

KiCad é facilmente uma das melhores suítes de automação de projeto eletrônico de código aberto/gratuito. Entre muitos outros usos, KiCad foi usado para System76 no projeto de seus produtos de hardware aberto.

O projeto também fornece bibliotecas de componentes eletrônicos, pegadas e modelos 3D. Segundo alguns fabricantes de PCB, cerca de 15% dos pedidos vêm com o fornecimento de esquemas preparados no KiCad.

Agora, após um ano de desenvolvimento, o lançamento do KiCad 7 foi publicado, sendo este o primeiro grande lançamento desde que a Linux Foundation assumiu o projeto.

Novidades do Kicad 7

KiCad 7 lançado com grandes melhorias

Nos editores de esquemático, placa de circuito e moldura de formato, você pode usar qualquer fonte do sistema. O suporte para blocos de texto foi adicionado à placa de circuito e aos editores esquemáticos.

Nesta nova versão do KiCad 7.0.0, podemos encontrar o suporte para 3Dconnexion SpaceMouse, uma variante de mouse para navegar em ambientes 3D e 2D.

O suporte para manipulações específicas do SpaceMouse também foi adicionado ao editor esquemático, biblioteca de símbolos, editor PCB e visualizador 3D.

Atualmente, trabalhar com o SpaceMouse está disponível apenas no Windows e no macOS (no futuro, planeja-se trabalhar no Linux com a ajuda do libspacenav).

Outra das alterações que se destaca é que a recolha de informação sobre o funcionamento da aplicação está prevista para ser refletida nos relatórios enviados em caso de encerramentos anormais.

A plataforma Sentry é usada para rastrear eventos, coletar informações de erro e gerar despejos de memória.

Os dados de bloqueio KiCad transmitidos são processados ​​usando o serviço de nuvem Sentry (SaaS). No futuro, planeja-se coletar telemetria baseada em Sentry com métricas de desempenho que reflitam informações sobre quanto tempo determinados comandos são executados.

Atualmente, os relatórios estão disponíveis apenas em compilações do Windows e requerem o consentimento explícito do usuário (opt-in).

Também notável, adicionou a capacidade de verificar automaticamente as atualizações dos pacotes instalados e exibir uma notificação solicitando que você os instale nos plug-ins e no Gerenciador de conteúdo.

Por padrão, a verificação está desativada e requer ativação nas configurações.

Além disso, nesta nova versão do KiCad 7.0.0, foi adicionado suporte para arrastar e soltar arquivos na interface do projeto, editores de esquemas e PCB, visualizador de arquivos Gerber e editor de arquivos.

Foi adicionado o modo “Não preencher” (DNP, Não preencher) para marcar símbolos no esquema que não serão incluídos nos arquivos de localização de componentes gerados. Os símbolos DNP são destacados em uma cor mais clara no diagrama.

Também foi adicionado o editor de modelos de simulação (“Modelo de simulação”), que permite configurar os parâmetros do modelo de simulação em modo gráfico, sem recorrer à inserção de descrições de texto no diagrama.

Para completar, foi adicionada a capacidade de vincular símbolos a um banco de dados externo usando a interface ODBC. Símbolos de esquemas diferentes também podem ser associados à mesma biblioteca compartilhada.

Das outras alterações destacam-se:

  • No editor de símbolos, as possibilidades relacionadas à tabela de pinos foram ampliadas.
  • Adicionada a capacidade de filtrar pinos em relação às unidades de medida, alterar as unidades de pinos de mesa, criar e excluir pinos em um grupo de símbolos, visualizar o número de pinos agrupados.
  • Adicionada uma nova verificação ERC para emitir um aviso ao colocar um símbolo usando uma malha incompatível (por exemplo, uma incompatibilidade de malha pode causar problemas de conexão).
  • Adicionado modo de rotação do driver exatamente 45 graus (anteriormente, a rotação em linha reta ou em um ângulo arbitrário era suportada).
  • Adicionado suporte para exibir e pesquisar campos personalizados na janela de seleção de personagem.
  • Adicionada a capacidade de usar links de hipertexto no esquema.
  • Melhor compatibilidade com o formato PDF. Adicionado suporte para a seção de favoritos (índice) no visualizador de PDF.
  • Implementada a capacidade de exportar informações sobre símbolos de contorno para PDF. Adicionado suporte para links externos e internos.
  • Adicionada uma verificação de consistência de impressão digital que detecta impressões digitais diferentes da biblioteca vinculada.
  • Uma guia separada com uma lista de testes DRC ignorados foi adicionada aos editores de PCB e PCB.
  • Adicionado suporte para dimensões radiais.
  • Adicionado a capacidade de inverter objetos de texto em um PCB.
  • Adicionada uma opção para preencher zonas automaticamente.

Para saber mais sobre essa versão do Kicad, acesse a nota de lançamento.

Como instalar ou atualizar o Kicad

Para instalar a versão mais recente do Kicad nas principais distribuições Linux, use esse tutorial:
Como instalar o editor de circuitos integrados KiCad no Linux
Como instalar o editor de circuitos KiCad no Ubuntu e derivados

Deixe um comentário

Sair da versão mobile