Um ano depois do lançamento do mini PC Khadas Mind original, agora a Khadas anunciou que um Khadas Mind de próxima geração está a caminho.
O Khadas Mind é um mini PC incomum que reúne um processador, memória, armazenamento e uma pequena bateria em um dispositivo de bolso que pode ser usado como um computador autônomo.
Mas o que realmente diferencia o Khadas Mind de outros mini PCs é a interface Mind Link que permite conectar um dock gráfico externo ou outros acessórios de alta velocidade.
Um ano após o lançamento do mini PC Khadas Mind original (e pouco mais de um mês após finalmente lançar o tão esperado dock eGPU), a Khadas anunciou que um Khadas Mind de próxima geração está a caminho.
Khadas Mind de próxima geração está a caminho
De certa forma, será uma grande atualização. Em outras, mostra os limites da modularidade neste fator de forma específico.
O novo Khadas Mind tem o mesmo tamanho e formato do original. E deve ser compatível com quaisquer acessórios projetados para o modelo de primeira geração.
Mas enquanto o modelo do ano passado apresentava um processador Intel Raptor Lake-P de 13ª geração com gráficos integrados Intel Iris, o novo modelo terá “o mais recente processador Intel Core Ultra”, o que pode significar um chip Intel Meteor Lake ou Lunar Lake, dependendo de como você deseja interpretar “mais recente” para um dispositivo que deve estar disponível no site da Khadas a partir de 6 de setembro e na Amazon em 8 de outubro.
De qualquer forma, você pode esperar um grande aumento no desempenho gráfico e de IA graças aos gráficos integrados Intel Arc e uma NPU Intel AI Boost.
Khadas diz que outras atualizações incluem um conjunto atualizado de portas que agora inclui Thunderbolt 4 e uma interface Mind Link atualizada com largura de banda de até 256 GT/s para conexões de alta velocidade a uma eGPU ou outros acessórios.
Todas essas parecem atualizações decentes.
Mas eles também significam que qualquer um que já tenha comprado o ecossistema Khadas Mind terá que comprar uma unidade base totalmente nova se quiser essas atualizações, porque não há como substituir o processador ou a memória, o armazenamento ou a maioria dos outros aspectos do Khadas Mind de primeira geração, com apenas um ano de idade.
Praticamente a única coisa que pode ser atualizada pelo usuário é o armazenamento: o Khadas Mind de primeira geração tem um SSD M.2 2230 PCIe 4.0 NVMe interno e um slot de expansão M.2 2230 PCIe 3.0 acessível para um segundo SSD opcional.
Você sabe o que é mais modular do que isso? Um PC de torre de mesa tradicional que tem memória substituível pelo usuário, armazenamento e, em muitos casos, uma placa-mãe e um processador substituíveis.
De qualquer forma, as chances são de que o Khadas não esteja realmente tentando convencer a maioria das pessoas a atualizar o modelo do ano passado. Em vez disso, a nova versão pode tornar toda a plataforma um pouco mais atraente para novos clientes.
E suponho que atualizar o processador, adicionar Thunderbolt 4 e aumentar a velocidade do Mind Link poderia tornar este sistema um pouco mais atraente para o cliente certo.
Um recurso que não vai mudar? O mini PC tem uma “bateria de espera” de 5,55 Wh que foi projetada para permitir que você troque módulos ou se mova de um lugar para outro sem desligar totalmente o computador.
Como não há energia suficiente naquela bateria para permitir que você use o PC por um período significativo de tempo com energia da bateria, o Khadas Mind foi projetado para entrar automaticamente no modo de espera quando desconectado de um módulo de expansão e, em seguida, retornar do modo de espera quando for conectado novamente.