Em breve a Microsoft lançará uma atualização do seu sistema e a maior novidade é que o kernel Linux do WSL2 será entregue aos usuários via Windows Update do Windows 10.
O Windows Subsystem for Linux (WSL, ou Subsistema Windows para Linux), é o nome dado a um módulo do sistema operacional Windows 10 que permite executar uma distribuição Linux dentro do Windows.
A função desse software é disponibilizar aos usuários um ambiente Linux compatível no sistema da Microsoft, para que estes possam executar programas nativos dos sistemas GNU/Linux dentro do próprio Windows, sem a necessidade de usar emuladores ou máquinas virtuais.
Enfim, a WSL é o que permite que os desenvolvedores executem um ambiente Linux, incluindo a maioria das ferramentas, utilitários e aplicativos de linha de comando, diretamente no Windows 10 e Windows Server.
Quando a Microsoft introduziu o WSL no Windows 10 pela primeira vez em 2016, o WSL era mais uma interface Linux projetada em parceria com a Canonical.
Mas a Microsoft tem estado ocupada pesquisando a WSL com a WSL 2 para fornecer um kernel Linux escrito pela Microsoft, executando em uma máquina virtual leve, baseada no subconjunto do Hyper V.
Os usuários podem colocar basicamente qualquer distribuição Linux de sua escolha nesse kernel.
Agora, um dos maiores recursos novos aguardados no lançamento da próxima atualização do Windows 10 (a Windows 10 2004, a atualização do recurso Windows 10 20H1) é a segunda versão do Windows Subsystem para Linux, o WSL2.
Simplesmente chamada de Windows Subsystem for Linux 2, ou WSL 2, esta nova versão vem com um aumento substancial no desempenho do sistema de arquivos e compatibilidade total com as chamadas do sistema.
E pouco antes do lançamento, a Microsoft está fazendo uma alteração no WSL2, projetada para melhorar sua “capacidade de manutenção”.
Especificamente, a Microsoft decidiu remover o kernel do Linux da imagem do sistema operacional Windows com o WSL2.
Em vez disso, a empresa entregará nas máquinas dos usuários através do Windows Update.
kernel Linux do WSL2 será entregue aos usuários via Windows Update do Windows 10
Não entendeu? Pois bem, os usuários poderão verificar manualmente se há novas atualizações do kernel clicando no botão “Verificar atualizações” ou aguardando o Windows fazer isso automaticamente.
Descrevendo a mudança que se aproxima, o Microsoft Program Manager Craig Loewen disse o seguinte em um post de blog:
“Nosso objetivo final é que essa mudança seja contínua, onde o kernel do Linux é atualizado sem que você precise pensar nisso. Por padrão, isso será tratado inteiramente pelo Windows, assim como atualizações regulares em sua máquina.”
Além disso, Loewen observou que, inicialmente, os usuários do Windows 10 2004 e os testadores Insider que usam builds de visualização do Slow Ring precisarão temporariamente instalar manualmente o kernel do Linux.
Assim, dentro de “alguns meses”, eles receberão uma atualização que adicionará recursos automáticos de instalação e manutenção. De fato, os testadores do Slow Ring obtiveram no dia 13 de março, uma nova compilação de teste do Windows 10 2004, 19041.153, que inclui essa alteração de serviço no WSL2.
- Como instalar o jogo Combined! no Linux via Flatpak
- Como instalar o driver para o controle do Xbox no Ubuntu
- Como instalar o NeoGeo Pocket Emulator no Linux via Snap
- Como instalar o jogo Space Station 14 no Linux via Flatpak