O grupo LTSI da Linux Foundation anunciou que o Kernel Linux 4.14 LTSI já está disponível oficialmente para todos os fornecedores de hardware. Confira os detalhes dessa boa noticia.
- Como transmitir vídeos para o Chromecast via terminal usando o Stream2Chromecast
- Como instalar o cliente Spotify Spot no Linux via Flatpak
- Musikcube no Linux – Conheça esse player baseado no terminal
O projeto LTSI (Long Term Support Initiative – Iniciativa de Suporte de Longo Prazo) tem como objetivo fornecer aos fornecedores de hardware usando o kernel Linux em seus produtos com suporte por pelo menos 2-3 anos, que é a vida útil típica de um dispositivo consumidor, na tentativa de remover a fragmentação do várias versões de kernel do Linux usadas por fornecedores de dispositivos e distribuições Linux.
Isso também torna mais fácil para os fornecedores de dispositivos atualizarem suas melhorias nos principais ramos do kernel do Linux com mais facilidade.
Kernel Linux 4.14 LTSI já está disponível oficialmente
Agora, o grupo LTSI da Linux Foundation confirmou no Twitter que a próxima versão LTS do kernel Linux a ser suportada pelos próximos 2-3 anos será o Linux 4.14.
LTSI-4.14 is released by lots of contribution from industry’s professional developers. Thanks for the contribution and testing. See https://t.co/8cBLwxRdZR
— LinuxLTSI (@LinuxLTSI) 10 de outubro de 2018
Chegando um ano após a série de kernel Linux 4.9, que foi lançada como um kernel LTSI em 21 de setembro de 2017, o kernel LTS 4.14.75 agora é o mais novo e avançado kernel LTSI para fornecedores de hardware.
No anúncio oficial, Tsugikazu Shibata disse o seguinte:
“Obrigado a todos pelo envio de patches e testes. Também, grande suporte para Geert como sub-mantenedor! Eu também gostaria de agradecer a Greg [Kroah-Hartman] por […] finalmente sincronizar com o mais recente LTS [kernel do Linux] 4.14 .75 lançado apenas hoje. Espero que esta versão seja usada para seus produtos e/ou serviços a longo prazo.”
Oferecer uma ramificação de kernel do Linux mais nova para os fornecedores de dispositivos é uma ótima notícia para todos os consumidores, não apenas para a comunidade Open Source.
Atualmente, o kernel do Linux é usado em todos os dispositivos com Android, bem como nos dispositivos Chrome OS do Google, por isso é importante que eles executem o kernel mais recente e de longo prazo disponível no mercado, para melhor segurança e melhor desempenho.
Em junho de 2017, o renomado mantenedor do kernel Linux, Greg Kroah-Hartman, anunciou que a série de kernel Linux 4.14 seria uma ramificação LTS (Long Term Support), suportada por atualizações de manutenção e segurança por pelo menos dois anos.
O kernel Linux 4.14 foi lançado oficialmente em 12 de novembro de 2017 e atualmente é o branch de kernel suportado a longo prazo mais avançado.
Os fornecedores de hardware interessados em atualizar os pacotes do kernel nas soluções de software que eles usam para seus dispositivos com Linux são encorajados a baixar o último kernel LTSI estável do site oficial.
A versão atual lançada no dia 10 de outubro de 2018 é o kernel Linux 4.14.75-ltsi, correspondente ao lançamento mais recente do upstream, o kernel Linux 4.14.75 LTS.