Kroah-Hartman, membro da Linux Foundation e responsável pelas versões estáveis do kernel do Linux, anunciou em seu blog que o Kernel Linux 3.10 será a próxima versão com suporte de longo prazo.
Normalmente, tudo que uma distribuição Linux realmente precisa é de uma versão do kernel que se enquadre às suas necessidades. Contudo, empresas de Linux, como Canonical , Red Hat e SUSE precisam de mais. Quando essas empresas constroem distribuições Linux comerciais… eles precisam saber que o kernel Linux de base terá suporte a longo prazo. E é exatamente isso que Greg Kroah-Hartman está dando a eles.
A escolha
Kroah-Hartman, explicou: “Eu estou escolhendo este kernel, depois de passar muito tempo falando de versões do kernel, e lançamentos de produtos e da agenda de desenvolvimento de uma grande gama de empresa e grupos de desenvolvimento. Eu não poderia agradar a todos, mas eu acho que o kernel 3.10 encaixa o maior conjunto de grupos que dependem das releases de kernel de longo prazo”.
Essa ideia de uma unção formal para um kernel do Linux “oficial” só começou a existir realmente em 2011. Passados alguns alguns anos e contratempos, depois de alguma discussão no Google+ e na Linux Kernel Mailing List (LKML), a idéia foi aperfeiçoada e ganhou o apoio popular na comunidade de desenvolvimento. Agora, dois anos depois, o plano tem está sendo concretizado. Nos próximos anos, empresas e distribuições Linux comerciais se basearão no kernel Linux 3.10.