Kernel GNU Linux-Libre 6.2 lançado com base no kernel 6.2

Pouco depois do lançamento do kernel 6.20, já está disponível para download o kernel GNU Linux-Libre 6.2, o kernel 100% livre. Confira as novidades e veja como instalar.

GNU Linux-libre é um núcleo de sistema operacional e um pacote do Projeto GNU mantido a partir de versões modificadas do núcleo do Linux, totalmente livre de blobs, drivers ou firmware proprietários, ou qualquer outra coisa proprietária.

O kernel GNU Linux-libre promete aos usuários 100% de liberdade para seus PCs, não fornecendo drivers proprietários, firmware ou outro código que não esteja licenciado sob uma das muitas licenças de código aberto.

Portanto, se você não deseja executar nenhum software proprietário e se preocupar com a liberdade do seu computador pessoal, o kernel GNU Linux-libre é para você.

Agora, Alexandre Oliva anunciou o lançamento e disponibilidade geral do kernel GNU Linux-libre 6.2 para aqueles que buscam 100% de liberdade para seus computadores GNU/Linux.

Novidades do kernel GNU Linux-Libre 6.2

Kernel GNU Linux-Libre 6.2 lançado com base no kernel 6.2
Kernel GNU Linux-Libre 6.2 lançado com base no kernel 6.2

Baseado na série de kernel Linux 6.2 lançada recentemente, o kernel GNU Linux-libre 6.2 (codinome “la quinceañera”) está aqui para o 15º aniversário do lançamento inicial do projeto Linux-libre de Jeff Moe.

Ele limpa novas solicitações de blob no driver gráfico Nouveau de código aberto para GPUs NVIDIA, ajusta a limpeza da GPU Radeon e drivers Wi-Fi mt7921, limpa novos blobs no driver vgxy61 e desativa solicitações de blob no mt7622, mt7996 Wi-Fi e drivers Bluetooth bcm4377.

Esta versão também desabilita nomes de blob em vários novos arquivos DTS AArch64 (ARM64), remove a limpeza do driver s5k4ecgx, remove notas comentadas e código sobre não limpar as solicitações de arquivo de configuração PCMCIA e solicitações de firmware gratuito SOF e atualiza blob nomes em muitos outros drivers.

Segundo Alexandre Oliva:

“Este ciclo de lançamento lembrava os primeiros dias do Linux-libre, em que o Linux carregava toneladas de blobs reais disfarçados de código-fonte: v6.2 upstream introduziu um novo blob binário sem código-fonte antiquado disfarçado como uma sequência de números, ou seja, código de objeto binário codificado como pseudo-fontes. Eles não são um ataque à nossa liberdade, então eles ficam.”

No entanto, o kernel GNU Linux-libre não é fornecido com componentes não livres como o kernel upstream, o que significa que ele é direcionado aos amantes da liberdade de software que desejam construir um computador GNU/Linux 100% gratuito sem nenhum driver ou código proprietário.

Para saber mais sobre essa versão do kernel GNU Linux-Libre, acesse a nota de lançamento.

Como instalar o kernel

O kernel GNU Linux-libre é compatível e pode ser instalado em praticamente qualquer distribuição GNU/Linux.

Você pode baixar o kernel GNU Linux-libre 6.2 agora mesmo no site oficial.

Os desenvolvedores também fornecem pacotes binários prontos para uso para distribuições baseadas em Debian (DEB) e baseadas em Red Hat (RPM). Para mais detalhes, confira o projeto Freesh e o RPM Freedom.

Como alternativa, você pode instalá-lo diretamente a partir dos repositórios de software estáveis ​​da sua distribuição Linux favorita. Aliás, esse é o método de instalação mais recomendável.

Além disso, o site oficial fornece todos os detalhes que você precisa saber para começar a usar o kernel GNU Linux-libre no seu sistema operacional Linux.

Sobre o Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.