Pouco depois do lançamento do kernel 6.0, já está disponível para download o kernel GNU Linux-Libre 6.0, o kernel 100% livre. Confira as novidades e veja como instalar.
GNU Linux-libre é um núcleo de sistema operacional e um pacote do Projeto GNU mantido a partir de versões modificadas do núcleo do Linux, totalmente livre de blobs, drivers ou firmware proprietários, ou qualquer outra coisa proprietária.
O kernel GNU Linux-libre promete aos usuários 100% de liberdade para seus PCs, não fornecendo drivers proprietários, firmware ou outro código que não esteja licenciado sob uma das muitas licenças de código aberto.
Portanto, se você não deseja executar nenhum software proprietário e se preocupar com a liberdade do seu computador pessoal, o kernel GNU Linux-libre é para você.
Agora, Alexandre Oliva anunciou o lançamento e disponibilidade geral do kernel GNU Linux-libre 5.19 para aqueles que buscam 100% de liberdade para seus computadores GNU/Linux.
Novidades do kernel GNU Linux-Libre 5.19
Baseado na série de kernel Linux 6.0 lançada recentemente, o kernel GNU Linux-libre 6.0 (codinome ETOOSIXY) está aqui para limpar o código proprietário no driver de interface UCSI para o driver de codec lateral STM32G0 e CS35L41 HD-audio, bem como para ajuste os scripts de limpeza para os drivers MediaTek MT76 atualizados.
Além disso, o kernel GNU Linux-libre 6.0 limpa os nomes de blob de vários arquivos DTS para sistemas Qualcomm e MediaTek AArch64, bem como em versões atualizadas dos drivers AMDGPU, Adreno, Tegra VIC, Netronome NFP e Habanalabs Gaudi2.
Fora isso, a nova versão do kernel GNU Linux-libre remove a lógica de limpeza para o driver VXGE desde que foi removido upstream.
Como instalar o kernel
O kernel GNU Linux-libre é compatível e pode ser instalado em praticamente qualquer distribuição GNU/Linux.
Você pode baixar o kernel GNU Linux-libre 5.19 agora mesmo no site oficial.
Como alternativa, você pode instalá-lo diretamente a partir dos repositórios de software estáveis da sua distribuição Linux favorita. Aliás, esse é o método de instalação mais recomendável.
Além disso, o site oficial fornece todos os detalhes que você precisa saber para começar a usar o kernel GNU Linux-libre no seu sistema operacional Linux.