Pouco depois do lançamento do kernel 5.8, já está disponível para download o kernel GNU Linux-Libre 5.8, o kernel 100% livre. Confira as novidades e veja como instalar.
GNU Linux-libre é um núcleo de sistema operacional e um pacote do Projeto GNU mantido a partir de versões modificadas do núcleo do Linux, totalmente livre de blobs, drivers ou firmware proprietários, ou qualquer outra coisa proprietária.
O kernel GNU Linux-libre promete aos usuários 100% de liberdade para seus PCs, não fornecendo drivers proprietários, firmware ou outro código que não esteja licenciado sob uma das muitas licenças de código aberto.
Portanto, se você não deseja executar nenhum software proprietário e se preocupar com a liberdade do seu computador pessoal, o kernel GNU Linux-libre é para você.
Agora, com base na recém-lançada série 5.8 do kernel Linux, o kernel GNU Linux-Libre 5.8 já está disponível para usuários que queiram rodar o kernel Linux 5.8 em seus computadores pessoais, mas não querem lidar com nenhum código proprietário.
Novidades do kernel GNU Linux-Libre 5.8
Com base na série de kernel Linux 5.8 lançada recentemente, o kernel GNU Linux-libre 5.8 está aqui para desobstruir qualquer código e driver proprietários para permitir que qualquer pessoa que não queira usar software proprietário em seu computador pessoal instale uma libre, 100% grátis núcleo.
Como você sabe, o kernel Linux 5.8 é um dos maiores lançamentos de todos os tempos, portanto os desenvolvedores do kernel GNU Linux-libre tiveram muito trabalho para impedir novos drivers que exigiam limpeza.
Os drivers deblobbed incluem Atom ISP Video, MediaTek 7663 USB e 7915 PCIe, Realtek 8723DE Wi-Fi, Renesas PCI xHCI, co-processador HabanaLabs Gaudi, conversor de taxa de amostra assíncrona aprimorado, amplificador de alto-falante MAX98390 Maxim Integrated, amplificador de alto-falante MAX98390 Maxim integrado, processador de áudio doméstico conectado Microsemi ZL38060 e Escravo I2C EEPROM.
Os drivers da GPU Adreno, do co-processador HabanaLabs Goya, da tela de toque x86, do vt6656 e do btbcm também exigiram alguns ajustes.
O mesmo vale para vários arquivos de documentação, e os desenvolvedores habilitaram o uso do utilitário deblob-check para verificar tarballs completos usando Python ou Perl em vez de GNU awk ou GNU sed.
Alexandre Oliva explica que:
“A ordem das alternativas regexp é importante nos mecanismos de expressão regular Python e Perl, e algumas construções levam ao retorno exponencial. Agora, a verificação de blobs sem contexto faz progressos constantes, mesmo com os mecanismos de retorno.”
Como instalar o kernel GNU Linux-Libre 5.8
Você pode baixar o kernel GNU Linux-libre 5.8 agora mesmo no site oficial.
Como alternativa, você pode instalá-lo diretamente a partir dos repositórios de software estáveis da sua distribuição Linux favorita. Aliás, esse é o método de instalação mais recomendável.
Além disso, o site oficial fornece todos os detalhes que você precisa saber para começar a usar o kernel GNU Linux-libre no seu sistema operacional Linux.
- Como ativar o suporte a AMD Navi/Radeon RX 5700 no Ubuntu 20.04
- Dicas de coisas para fazer depois de instalar o Ubuntu 21.04
- Kernel 4.19 chegou ao fim da vida útil
- kernel 6.13 RC1 lançado com vários novos recursos