O projeto GNU Linux-libre lançou o kernel GNU Linux-Libre 5.6, pouco depois do lançamento oficial do kernel 5.6. Confira as novidades desse release.
O kernel GNU Linux-libre é um kernel 100% livre e compatível com o sistema operacional GNU e todas as distribuições Linux. Ele remove componentes não livres do kernel oficial do Linux, oferecendo apenas drivers e códigos de código aberto e gratuito.
O objetivo do projeto GNU Linux-libre é fornecer à comunidade Linux uma versão do kernel Linux upstream 100% livre, removendo do núcleo do Linux qualquer tipo de programa que não inclui seu código-fonte correspondente, tem seu código-fonte ofuscado ou que foi publicado sob uma licença privativa.
As porções que não apresentam código-fonte são denominadas “blobs binários” e são sobretudo compostos de firmware privativo, que, ainda que em geral redistribuíveis, não oferecem ao usuário a liberdade para modificar ou estudar seus componentes.
O núcleo Linux começou a incluir blobs binários em 1996, e o esforço para removê-los começou em 2006 com as ferramentas “find-firmware” e “gen-kernel” da distribuição GNU gNewSense. Esta tarefa foi levada adiante pela distribuição BLAG em 2007 com o script “deblob”, e assim o Linux-libre nasceu.
Agora, menos de um dia após o lançamento da série Linux 5.6, o projeto GNU Linux-libre anunciou a disponibilidade geral do kernel Linux-libre 5.6.
Portanto, a versão 5.6 do Linux-libre é uma edição 100% livre do kernel Linux 5.6, disponível apenas com drivers livres e de código aberto.
Novidades do kernel GNU Linux-Libre 5.6
A versão 5.6 desse kernel livre desblobs três novos drivers que foram incluídos na série de kernel do Linux 5.6, a saber: AMD Trusted Execution Environment, ATH11K WiFi e RemoteProc Mediatek SCP Além disso, ele também limpa os drivers Nouveau, AMDGPU e AMD PSP.
Obviamente, o restante dos novos recursos implementados no kernel Linux 5.6 estão presentes na versão 5.6 do GNU Linux-Libre.
Isso inclui o suporte WireGuard interno, suporte a USB4, novo driver térmico inativo da CPU e suporte de hardware atualizado por meio de drivers novos e atualizados.
Se você procura 100% de liberdade para o seu computador pessoal, recomendo que você baixe e instale o kernel GNU Linux-Libre 5.6 no site oficial ou diretamente nos repositórios de software da sua distribuição favorita do Linux.
- Como instalar o driver para o controle do Xbox no Ubuntu
- Como instalar o NeoGeo Pocket Emulator no Linux via Snap
- Como instalar o jogo Space Station 14 no Linux via Flatpak
- Como habilitar o repositório Games no openSUSE