Pouco depois do lançamento do kernel 5.3, já está disponível para download o kernel GNU Linux-Libre 5.3, o kernel 100% livre. Confira as novidades e veja como instalar.
GNU Linux-libre é um núcleo de sistema operacional e um pacote do Projeto GNU mantido a partir de versões modificadas do núcleo do Linux, totalmente livre de blobs, drivers ou firmware proprietários, ou qualquer outra coisa proprietária.
O kernel GNU Linux-libre promete aos usuários 100% de liberdade para seus PCs, não fornecendo drivers proprietários, firmware ou outro código que não esteja licenciado sob uma das muitas licenças de código aberto.
Portanto, se você não deseja executar nenhum software proprietário e se preocupar com a liberdade do seu computador pessoal, o kernel GNU Linux-libre é para você.
Recentemente, foi lançado o kernel 5.3, incluindo suporte para Intel Speed Select, suporte para placas gráficas AMD Radeon Navi e suporte para processadores Zhaoxin x86.
Agora, com base na recém-lançada série 5.3 do kernel Linux, o kernel GNU Linux-Libre 5.3 já está disponível para usuários que queiram rodar o kernel Linux 5.3 em seus computadores pessoais, mas não querem lidar com nenhum código proprietário.
- Como instalar o Ubuntu Mainline Kernel Installer no Ubuntu e derivados
- Como instalar o driver Wi-Fi RTL8723DE no Ubuntu e derivados
- Como atualizar o kernel no CentOS, RHEL, Oracle Linux e derivados
- Por que o Android é um Linux?
Novidades do kernel GNU Linux-Libre 5.3
O kernel GNU Linux-libre 5.3 ajusta os drivers já limpos para os nomes de blob atualizados incorporados nas fontes upstream do kernel Linux e desativa o carregamento de blob em vários drivers novos, incluindo Allegro-DVT, DRM (HDCP), Meson-VDEC e QCOM.
Só que, infelizmente, as fontes do Meson-VDEC deveriam estar disponíveis gratuitamente no projeto LibreELEC, mas não estão.
Por conta disso, o desenvolvedor Alexandre Oliva, solicitou à comunidade que encontre um código-fonte licenciado gratuitamente para o Meson-VDEC, para que este não seja mais desabilitado no GNU Linux-libre.
“Consegui encontrar o repositório ‘source’ que os continha, apenas para descobrir que ‘source’ era apenas um blob binário codificado em C como uma matriz de caracteres, assim como o Linux costumava fazer quando me envolvia com o Linux-libre.”
Para saber mais sobre essa versão do GNU Linux-Libre, acesse a nota de lançamento.
Como instalar o kernel GNU Linux-Libre 5.3
Você pode baixar o kernel GNU Linux-libre 5.3 agora mesmo no site oficial.
Como alternativa, você pode instalá-lo diretamente a partir dos repositórios de software estáveis da sua distribuição Linux favorita. Aliás, esse é o método de instalação mais recomendável.
Além disso, o site oficial fornece todos os detalhes que você precisa saber para começar a usar o kernel GNU Linux-libre no seu sistema operacional Linux.
O que está sendo falado no blog
- Richard Stallman deixou o MIT e a FSF por conta de mal-entendidos
- Clonezilla Live 2.6.3-7 lançado – Confira as novidades e baixe
- PulseAudio 13 lançado com suporte a Dolby TrueHD e DTS-HD Master Audio
- kernel GNU Linux-Libre 5.3 lançado – Confira as novidades e baixe
- WSLconf da Microsoft acontecerá entre 10 e 11 de março de 2020