Kernel GNU Linux-Libre 5.16 lançado como o kernel 5.16 100% livre

Pouco depois do lançamento do kernel 5.16, já está disponível para download o kernel GNU Linux-Libre 5.16, o kernel 100% livre. Confira as novidades e veja como instalar.

GNU Linux-libre é um núcleo de sistema operacional e um pacote do Projeto GNU mantido a partir de versões modificadas do núcleo do Linux, totalmente livre de blobs, drivers ou firmware proprietários, ou qualquer outra coisa proprietária.

O kernel GNU Linux-libre promete aos usuários 100% de liberdade para seus PCs, não fornecendo drivers proprietários, firmware ou outro código que não esteja licenciado sob uma das muitas licenças de código aberto.

Portanto, se você não deseja executar nenhum software proprietário e se preocupar com a liberdade do seu computador pessoal, o kernel GNU Linux-libre é para você.

Agora, Alexandre Oliva anunciou o lançamento e disponibilidade geral do kernel GNU Linux-libre 5.16 para aqueles que buscam 100% de liberdade para seus computadores com Linux.

Novidades do kernel GNU Linux-Libre 5.16

Kernel GNU Linux-Libre 5.16 lançado como o kernel 5.16 100% livre
Kernel GNU Linux-Libre 5.16 lançado como o kernel 5.16 100% livre

Com base na série do kernel Linux 5.16, o kernel GNU Linux-libre 5.16 está aqui para introduzir uma função firmware_reject_builtin análoga para a nova chamada firmware_request_builtin no kernel Linux 5.16, bem como para unificar as várias funções shell separadas usadas pelos scripts de limpeza para desabilitar request_firmware e a variante _nowarn, e os estendeu para também limpar a variante _builtin.

Além disso, o kernel GNU Linux-libre 5.16 remove nomes de blob de vários novos drivers adicionados ao kernel Linux 5.16, incluindo os drivers mt7921s e rtw89 (8852a) Wi-Fi, o driver ili210x touchscreen, o driver i.MX dsp remoteproc, qdsp6 driver de áudio e os arquivos do dispositivo para variantes qcom AArch64 (ARM64).

Além dessas mudanças para tornar o kernel Linux 5.16 livre de código proprietário, o kernel GNU Linux-libre 5.16 inclui os mesmos novos recursos e melhorias do upstream, como a chamada do sistema futex2 para uma experiência de jogo Wine mais rápida, suporte para Matriz Avançada da Intel Paradigma de programação de extensões (AMX) de 64 bits para servidores, bem como um novo tipo de evento fanotify para relatórios de funcionamento do sistema de arquivos.

O kernel do Linux 5.16 também introduz suporte para namespace zoneado para o sistema de arquivos Btrfs, adiciona suporte para Túnel Multicast Automático (AMT), atualiza a compactação Zstd (Zstandard), adiciona uma nova opção de montagem de modo de alocação de fragmento para o sistema de arquivos F2FS e suporta processadores Snapdragon 690.

Como instalar o kernel

Você pode baixar o kernel GNU Linux-libre 5.16 agora mesmo no site oficial.

Como alternativa, você pode instalá-lo diretamente a partir dos repositórios de software estáveis ​​da sua distribuição Linux favorita. Aliás, esse é o método de instalação mais recomendável.

Além disso, o site oficial fornece todos os detalhes que você precisa saber para começar a usar o kernel GNU Linux-libre no seu sistema operacional Linux.

Sobre o Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.