kernel GNU Linux-Libre 5.11 lançado – Confira as novidades e baixe

Pouco depois do lançamento do kernel 5.11, já está disponível para download o kernel GNU Linux-Libre 5.11, o kernel 100% livre. Confira as novidades e veja como instalar.

GNU Linux-libre é um núcleo de sistema operacional e um pacote do Projeto GNU mantido a partir de versões modificadas do núcleo do Linux, totalmente livre de blobs, drivers ou firmware proprietários, ou qualquer outra coisa proprietária.

O kernel GNU Linux-libre promete aos usuários 100% de liberdade para seus PCs, não fornecendo drivers proprietários, firmware ou outro código que não esteja licenciado sob uma das muitas licenças de código aberto.

Portanto, se você não deseja executar nenhum software proprietário e se preocupar com a liberdade do seu computador pessoal, o kernel GNU Linux-libre é para você.

Agora, Alexandre Oliva anunciou o lançamento e disponibilidade geral do kernel GNU Linux-Libre 5.11 para aqueles que buscam 100% de liberdade para seus computadores pessoais.

Novidades do kernel GNU Linux-Libre 5.11

kernel GNU Linux-Libre 5.11 lançado - Confira as novidades e baixe
kernel GNU Linux-Libre 5.11 lançado – Confira as novidades e baixe

Com base na série de kernel Linux 5.11 lançada recentemente, o kernel GNU Linux-libre 5.11 agora está disponível para a comunidade GNU / Linux que busca 100% de liberdade para seus PCs com drivers deblobbed, mas apresentando os mesmos novos recursos e melhorias do lançamento do kernel upstream .

Isso inclui suporte para GPUs AMD “Van Gogh” e “Dimgrey Cavefish” no driver AMDGPU, suporte para Intel SGX (Extensões de Proteção de Software), suporte para armazenamento local de tarefas no subsistema BPF, suporte de suspensão para inatividade no usuário modo, bem como um novo modo “big block” no mecanismo virtio-mem.

O kernel 5.11 do Linux também adiciona suporte para alocador de memória contígua na arquitetura RISC-V, um novo mecanismo de interceptação de chamada de sistema, um novo barramento virtual para dispositivos multifuncionais e novas opções de montagem no sistema de arquivos Btrfs para ajudá-lo na recuperação de dados de um disco corrompido ou partição formatada com Btrfs.

O kernel GNU Linux-libre 5.11 limpa o ath11k_pci, sensor ccs/smia++, ponte lt9611uxc dsi/hdmi, controlador pci bus mhi, criptografia qat_4xxx e drivers de transceptor de áudio nxp e ajusta o código para limpar os drivers WiMAX, que eram mudou-se na árvore.

Além disso, ele desbloqueia o relógio idt82p33 PTP, Qualcomm arm64 e drivers rproc wakeup m3 e adiciona novas versões de blob para os drivers AMDHPU, btqca, btrtl, btusb e i915 csr.

Como instalar o kernel

Você pode baixar o kernel GNU Linux-libre 5.11 agora mesmo no site oficial.

Como alternativa, você pode instalá-lo diretamente a partir dos repositórios de software estáveis ​​da sua distribuição Linux favorita. Aliás, esse é o método de instalação mais recomendável.

Além disso, o site oficial fornece todos os detalhes que você precisa saber para começar a usar o kernel GNU Linux-libre no seu sistema operacional Linux.

Sobre o Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.