Pouco depois do lançamento do kernel 5.10, já está disponível para download o kernel GNU Linux-Libre 5.10, o kernel 100% livre. Confira as novidades e veja como instalar.
GNU Linux-libre é um núcleo de sistema operacional e um pacote do Projeto GNU mantido a partir de versões modificadas do núcleo do Linux, totalmente livre de blobs, drivers ou firmware proprietários, ou qualquer outra coisa proprietária.
O kernel GNU Linux-libre promete aos usuários 100% de liberdade para seus PCs, não fornecendo drivers proprietários, firmware ou outro código que não esteja licenciado sob uma das muitas licenças de código aberto.
Portanto, se você não deseja executar nenhum software proprietário e se preocupar com a liberdade do seu computador pessoal, o kernel GNU Linux-libre é para você.
Agora, com base na recém-lançada série 5.10 do kernel Linux, o kernel GNU Linux-Libre 5.10 já está disponível para usuários que queiram rodar o kernel Linux 5.10 em seus computadores pessoais, mas não querem lidar com nenhum código proprietário.
Novidades do kernel GNU Linux-Libre 5.10
Baseado na série de kernel Linux 5.10 LTS, o kernel GNU Linux-libre 5.10 está agora disponível para a comunidade Linux para deblob qualquer código proprietário e drivers do lançamento do kernel upstream, nos fornecendo um kernel 100% livre.
Claro, o kernel GNU Linux-libre 5.10 também herda todos os novos recursos do kernel Linux 5.10, incluindo o aumento de desempenho no sistema de arquivos Btrfs para operações fsync(), as correções “year-2038” no sistema de arquivos XFS, e suporte do sistema EFI para a arquitetura RISC-V.
Ele também apresenta suporte para a extensão de marcação de memória ARMv8.5, suporte para o algoritmo de assinatura digital SM2, um sistema de arquivo EXT4 muito aprimorado e várias outras melhorias.
Além disso, o kernel Linux 5.10 é uma série LTS (Long-Term Support) que provavelmente terá suporte nos próximos cinco anos, então eu recomendo que você continue com ela para sua distribuição Linux.
Esta versão apresenta o deblobbing para um novo primitivo de carregamento de firmware introduzido no kernel Linux 5.10 LTS, desativa novos blobs no driver gráfico de código aberto AMDGPU para GPUs AMD e os drivers de vídeo Intel i915 e Bluetooth HCI, bem como no Quallcomm ath11k, Drivers Intel iwlwifi, IMX SDMA e MLXSW Spectrum.
Ele também desativa o carregamento de firmware nos drivers recém-adicionados para a ponte Cadence MHDP8546 DPI/DP e o switch Marvell Prestera, desativa novos blobs nas portas Qualcomm ARM64 (AArch64) e atualiza o código de carregamento de blob para a memória Broadcom STM DPFE e Intel Drivers de som Haswell e HiFi2.
Além disso, o código BPF pré-compilado foi adicionado à árvore upstream junto com as fontes correspondentes.
Como instalar o kernel GNU Linux-Libre
Você pode baixar o kernel GNU Linux-libre 5.10 agora mesmo no site oficial.
Como alternativa, você pode instalá-lo diretamente a partir dos repositórios de software estáveis da sua distribuição Linux favorita. Aliás, esse é o método de instalação mais recomendável.
Além disso, o site oficial fornece todos os detalhes que você precisa saber para começar a usar o kernel GNU Linux-libre no seu sistema operacional Linux.