Alexandre Oliva anunciou o lançamento do kernel GNU Linux-libre 4.18 para usuários de Linux que buscam 100% de liberdade para seus computadores pessoais.
- Como transmitir vídeos para o Chromecast via terminal usando o Stream2Chromecast
- Como instalar o cliente Spotify Spot no Linux via Flatpak
- Musikcube no Linux – Conheça esse player baseado no terminal
Para quem ainda não conhece, o GNU Linux-libre é um kernel (núcleo) de sistema operacional e um pacote do Projeto GNU que é mantido a partir de versões modificadas do kernel Linux.
O principal objetivo do projeto é remover do núcleo do Linux qualquer tipo de programa que não inclui seu código-fonte correspondente, tem seu código-fonte ofuscado ou que foi publicado sob uma licença privativa.
Essas partes que não apresentam código-fonte são denominadas “blobs binários” e são principalmente compostos de firmware privativo, que, ainda que em geral sejam redistribuíveis, não oferecem ao usuário a liberdade para modificar ou estudar seus componentes.
Lançado oficialmente o Kernel GNU Linux-Libre 4.18
Seguindo os passos da recém lançada série Linux 4.18, o kernel GNU Linux-libre 4.18 agora está disponível para aqueles que não querem executar nenhum firmware proprietário em seu sistema operacional baseado em Linux ou no sistema operacional GNU.
Incluindo praticamente os mesmos novos recursos e aprimoramentos do kernel 4.18 do Linux, o kernel GNU Linux-libre 4.18 limpa os novos drivers touchscreen psp-dev crypto e icn8505, remove o driver atom do isp e ajusta vários outros.
Além disso, os desenvolvedores também ajustaram o script de verificação deblob-check para pesquisar se algum componente, como algumas novas interfaces de carregamento de firmware, como firmware_request e firwmare_request_nowarn, estão procurando e solicitando software proprietário.
Sobre isso, Alexandre Oliva disse o seguinte:
“firwmare_request_nowarn é uma das novas interfaces, e quase parece que poderíamos usá-lo, já que ele não registra nenhum erro se o firmware não estiver lá, mas ele ainda procura e pede Software não-Livre, então eu decidi desativá-lo apenas como request_firmware.”
Um kernel para um sistema operacional 100% livre
Se você é uma daquelas pessoas que querem executar um sistema operacional 100% livre sob o capô de seus computadores pessoais, você pode fazer o download do kernel GNU Linux-libre 4.18 (links no anúncio) e compilá-lo para sua arquitetura de hardware e distribuição Linux favorita.
Mas você é livre para escolher o que usar
Mas se você não se importa se está executando código proprietário sob o capô do seu PC ou se você não tem escolha a não ser usar drivers não livres para o seu hardware, recomendamos baixar e instalar o kernel Linux 4.18.1 mais recente do kernel, usando o tutorial abaixo:
Lançado o kernel 4.18.1, a primeira atualização da série 4.18! Confira!
Independente do que você for usar, lembre-se de deixar a sua experiência nos comentários.