Kernel 6.9 chegou o fim da vida útil! É hora de atualizar para o 6.10

Greg Kroah-Hartman, anunciou recentemente que o kernel 6.9 chegou ao fim da vida útil e que os usuários devem atualizar para o kernel 6.10.

Sim. Greg Kroah-Hartman anunciou que a série do kernel Linux 6.9 atingiu o fim de sua vida útil, pedindo a todos os usuários que migrem para a série do kernel Linux 6.10 o mais rápido possível.

Ou seja, a série de kernel Linux 6.9 agora está marcada como EOL (End of Life) no site kernel.org, o que significa que não terá mais suporte com correções de bugs e segurança.

Este é um lembrete amigável de que a série do kernel Linux 6.9 atingiu o fim da vida útil e não será mais compatível com atualizações de segurança.

Kernel 6.9 chegou o fim da vida útil! É hora de atualizar para o 6.10

Kernel 6.9 chegou o fim da vida útil! É hora de atualizar para o 6.10

O kernel Linux 6.9 foi lançado em 12 de maio de 2024, introduzindo novos recursos como suporte a Rust em arquiteturas AArch64 (ARM64), suporte ao mecanismo Intel FRED (Flexible Return and Event Delivery) para entrega aprimorada de eventos de baixo nível, suporte para convidados AMD SNP (Secure Nested Paging) e muito mais.

Como o kernel Linux 6.9 não é uma ramificação LTS (Long Term Support), ele só recebeu suporte por alguns meses e agora está marcado como EOL (End of Life) no site kernel.org.

Dito isso, o renomado desenvolvedor do kernel Linux Greg Kroah-Hartman pediu aos usuários que migrem para a última ramificação do kernel Linux 6.10.

A última atualização da série do kernel Linux 6.9 é o Linux 6.9.12, que chegou esta semana aos repositórios estáveis ​​do Fedora Linux 40.

Distribuições populares de lançamento contínuo, como Arch Linux ou openSUSE Tumbleweed, já foram atualizadas para a última série do kernel Linux 6.10.

Já o kernel Linux 6.10 foi lançado em 14 de julho de 2024, com novos recursos como uma chamada de sistema mseal() para selamento de memória para proteger o próprio mapeamento contra modificações e mitigar problemas de corrupção de memória, suporte a shadow stack para a subarquitetura x32, criptografia de barramento TPM e proteção de integridade.

Mais e mais distribuições GNU/Linux planejam atualizar para o kernel Linux 6.10 nas próximas semanas, incluindo Fedora Linux, Ubuntu e Linux Lite.

Se você estiver usando outras distribuições GNU/Linux, verifique com seus mantenedores para ver se o Linux 6.10 estará disponível para atualização.

O Linux 6.10 é mais uma ramificação de kernel de curta duração que terá suporte por alguns meses.

Portanto, se você estiver procurando por suporte de longo prazo, deve considerar mudar para uma das muitas séries de kernel LTS, incluindo Linux 6.6 LTS e Linux 6.1 LTS, ambas as ramificações com suporte até dezembro de 2026.

Atualizando para o kernel Linux 6.10

Se você estiver usando uma distribuição Linux alimentada pelo kernel Linux 6.9, atualize-a o mais rápido possível para o kernel 6.10 do Linux.

Se isso não for possível no momento, considere usar a última atualização da série. Ambas as versões estão disponíveis para download no kernel.org, mas precisam ser compiladas e instaladas manualmente.

Você pode baixar a versão mais recente da série de kernel Linux 6.10 agora mesmo no site kernel.org, mas eu recomendo que você o instale nos repositórios de software estáveis ​​da sua distribuição favorita do Linux.

Os mantenedores de sistemas operacionais Linux devem refazer suas versões futuras no kernel do Linux 6.10, se não estiverem usando uma série de kernel com suporte a longo prazo (LTS).

Você também pode atualizar diretamente para a versão mais recente da série 6.10 do kernel Linux. Para isso, use um desses tutoriais:
Como instalar o Ubuntu Mainline Kernel Installer no Ubuntu e derivados
Usando o Ubuntu Kernel Update Utility para atualizar o kernel do Ubuntu
Como instalar a versão mais recente do Kernel nos sistemas baseados em RPM

Sair da versão mobile