Segundo um posto do desenvolvedor de Linux embarcado Neil Armstrong, o kernel 6.8 poderá inicializar dispositivos com Snapdragon 8 Gen 3.
Recentemente, a Linaro anunciou suporte upstream Linux para a plataforma móvel Snapdragon 8 Gen 3 recém-lançada, também com codinome SM8650, ou seja, o Qualcomm Snapdragon 8 Gen 3 já suporta o Linux upstream.
Os conjuntos de patches permitem que o Android 14 AOSP inicialize com Linux mainline/principal em hardware Snapdragon 8 Gen 3 usando a implementação baseada em CPU Google SwiftShader da API gráfica Vulkan.
Os dispositivos Android geralmente ficam presos a um kernel Linux mais antigo durante todo o seu ciclo de vida, mesmo após as atualizações de firmware, mas o suporte para Linux upstream pode mudar isso.
Agora, todas as peças foram alinhadas para que o kernel principal do Linux 6.8 seja capaz de inicializar em dispositivos com o SoC Qualcomm Snapdragon 8 Gen 3, sem a necessidade de patches fora da árvore.
Kernel 6.8 poderá inicializar dispositivos com Snapdragon 8 Gen 3
O desenvolvedor de Linux embarcado Neil Armstrong postou no Mastodon que todas as peças relevantes estão enfileiradas em suas respectivas ramificações “-next” que permitirão que a linha principal do Linux 6.8 inicialize no Snapdragon 8 Gen 3:
“Um novo marco foi alcançado, o @Qualcomm Snapdragon 8 Gen 3 agora inicializa a partir do linux-next defconfig sem alterações adicionais!
Isso significa que todas as alterações necessárias estão nas árvores git dos Mantenedores e serão enviadas ao Linus na próxima janela de mesclagem do Linux planejada para 2 ou 3 semanas!”
Concedido, trata-se apenas do suporte SoC e os dispositivos Snapdragon 8 Gen 3 dos próximos smartphones/dispositivos ainda precisarão de seus respectivos arquivos Device Tree adicionados ao kernel junto com qualquer outro suporte de driver periférico ou peças como o mecanismo Qualcomm AI que não temos visto patches de código aberto ainda.
Várias peças do suporte do Qualcomm Snapdragon 8 Gen 3 foram lançadas em ciclos anteriores, enquanto o Linux 6.8 parece obter o suporte principal na linha de chegada.
O Qualcomm Snapdragon 8 Gen 3 foi anunciado em outubro no Havaí para alimentar os principais smartphones da próxima geração.
A Qualcomm descreve o hardware como “nossa primeira plataforma móvel meticulosamente projetada com IA generativa em mente”.