Kernel 6.8 lançado com vários novos recursos e melhorias

E foi lançado o kernel 6.8 com vários novos recursos e melhorias, e mais. Confira as novidades e veja como atualizar seu sistema.

O Kernel Linux é um núcleo monolítico de código aberto para sistemas operacionais tipo UNIX, sendo normalmente disponibilizado compilado na forma de distribuições Linux, e embarcados em diversos dispositivos como roteadores, pontos de acesso sem fio, PABXs, receptores de televisão, Smart TVs, DVRs, e dispositivos de armazenamento em rede.

Além disso, os sistemas operacionais Android para Tablets, Smartphones, e Smartwatches utilizam serviços providos pelo núcleo Linux para implementar as suas funcionalidades.

Agora, Linus Torvalds lançou oficialmente o kernel 6.8.

Novidade do Kernel 6.8

Kernel 6.8 lançado com vários novos recursos e melhorias

Sim. Linus Torvalds anunciou o lançamento e disponibilidade geral do kernel Linux 6.8, a versão estável mais recente do kernel Linux que apresenta vários novos recursos e melhorias.

Os destaques do kernel Linux 6.8 incluem virtualização LAM (Linear Address Masking) e suporte de memória guest-first para KVM, um mecanismo básico de verificação e reparo de sistema de arquivos online para o sistema de arquivos Bcachefs introduzido no kernel Linux 6.7, suporte para o processador Broadcom BCM2712 em Raspberry Pi 5, recurso de mitigação de RFI de banda Wi-Fi baseado em AMD ACPI (WBRF), desativação de writeback zswap, suporte fscrypt para CephFS, um novo driver Intel Xe DRM e uma interface sysfs THP (Transparent Huge Pages) de vários tamanhos.

Outra novidade é o suporte inicial do Rust para a arquitetura LoongArch, uma operação UFFDIO_MOVE uABI para permitir que as páginas sejam movidas dentro de um espaço de endereço virtual, evitando a alocação de páginas e memcpy feito por UFFDIO_COPY, o recurso do consultor KSM para gerenciar automaticamente o subsistema de mesclagem de mesma página do kernel, suporte para o sistema de arquivos SMB criar arquivos especiais de blocos e caracteres e suporte Rust para criar drivers PHY de rede.

O kernel Linux 6.8 também ajusta o tempo de destruição do chaveiro fscrypt para se preparar para o suporte fscrypt do Btrfs, adiciona várias otimizações de rede para melhor eficiência de cache, atualiza a ferramenta perf com suporte para perfil de tipo de dados, implementa suspensão baseada em SBI para suporte e suporte de RAM para habilitar a extensão V no código do kernel para a arquitetura RISC-V e adiciona suporte do lado do host para Trust Domain Extensions (TDX) da Intel.

Além disso, o kernel 6.8 adiciona suporte CSI-2 e MIPI DisCo for Imaging à enumeração de dispositivos ACPI para permitir que câmeras MIPI sejam enumeradas através do firmware da plataforma em sistemas que usam ACPI, otimiza o balanceamento NUMA e o Deadline Scheduler e adiciona suporte para manipuladores de interrupção encadeados para o ACPI SCI e a interrupção EC dedicada em sistemas onde o primeiro não é usado, permitindo que todo o código ACPI seja executado com interrupções locais habilitadas.

Há também suporte para Intel Sierra Forest e Grand Ridge intel/cstate PMU, suporte para Intel Granite Rapids, Sierra Forest e Grand Ridge uncore PMU, suporte para o subsistema zswap para reduzir o pool zswap com base na pressão de memória, suporte LPA2 para KVM em AArch64 ( ARM64) e um mecanismo de ajuste automático de cota orientado por feedback orientado a objetivos para o recurso de gerenciamento de memória DAMON.

O suporte de hardware foi aprimorado com a adição de peculiaridades de substituição de IRQ para laptops ASUS ExpertBook B1502CGA e ASUS Vivobook E1504GA/E1504GAB, alguns laptops TUXEDO InfinityBook Pro e outros modelos TongFang GMxXGxx, adicionando suporte para o laptop Acer Predator PHN16-71, adicionando um novo driver para Silicom LEDs EC e GPIOs de dispositivos de rede, adicionando melhorias AMD PMC/PMF e suporte a novas plataformas, bem como melhorias Intel PMC/PMT/TPMI/uncore-freq / vsec e suporte a novas plataformas.

O driver de barramento WMI também foi aprimorado, o driver intel_pstate cpufreq recebeu suporte Emerald Rapids no modo no-HWP, o driver de zona térmica ACPI recebeu suporte para Período de Amostragem Rápida Térmica (_TFP), o driver AMDGPU recebeu suporte de gerenciamento de cores para o Steam Deck, há um novo driver para suportar o dispositivo gamepad Adafruit Seesaw e também várias melhorias para dispositivos Android.

Há também novos drivers para suportar controladores MPS Multi-phase mp2856/mp2857, MPS Multi-phase mp5990, coolers Gigabyte AORUS Waterforce AIO, sensores de temperatura AMS AS6200, AMD Family 19h Modelo 8h, Dell Optiplex 7000 Tower Desktop, telas sensíveis ao toque Ilitek ili2901, Nintendo Controladores NSO (SNES, Genesis e N64), bem como muitos dispositivos de rede e de som (veja a lista completa aqui e aqui).

O kernel Linux 6.8 será um branch de curta duração com suporte apenas por alguns meses. Ele será sucedido pelo kernel Linux 6.9, cuja janela de mesclagem foi agora oficialmente aberta por Linus Torvalds.

Espera-se que o kernel Linux 6.9 seja lançado em meados de maio de 2024. Enquanto isso, você pode baixar o kernel Linux 6.8 agora mesmo na árvore git de Linus Torvalds ou no site kernel.org.

Sobre isso, Linus Torvalds disse que:

“Isso tudo obviamente significa que amanhã a janela de mesclagem do 6.9 será aberta e já tenho vários pull requests pendentes. Obrigado a todos que enviaram solicitações antecipadas, vocês sabem quem são. Mas antes que essa excitação comece, por favor, passe um pouco de tempo com o velho e chato status quo e faça um bom teste de 6,8, ok?”

Mais detalhes sobre o kernel 6.8 estão disponíveis no anúncio oficial.

Como instalar ou atualizar o kernel

Como de costume, você pode fazer o download do último kernel a partir do kernel.org ou use um desses tutoriais:
Como instalar o Ubuntu Mainline Kernel Installer no Ubuntu e derivados
Usando o Ubuntu Kernel Update Utility para atualizar o kernel do Ubuntu
Como instalar a versão mais recente do Kernel nos sistemas baseados em RPM

E se depois você quiser remover os kernel antigos, use esse tutorial:
Como remover kernels antigos no Ubuntu ou Linux Mint com segurança

Sair da versão mobile