Kernel 6.6 lançado com o recurso Shadow-stack da Intel, e mais

E foi lançado o kernel 6.6 com o recurso Shadow-stack da Intel, e mais. Confira as novidades e veja como atualizar seu sistema.

O Kernel Linux é um núcleo monolítico de código aberto para sistemas operacionais tipo UNIX, sendo normalmente disponibilizado compilado na forma de distribuições Linux, e embarcados em diversos dispositivos como roteadores, pontos de acesso sem fio, PABXs, receptores de televisão, Smart TVs, DVRs, e dispositivos de armazenamento em rede.

Além disso, os sistemas operacionais Android para Tablets, Smartphones, e Smartwatches utilizam serviços providos pelo núcleo Linux para implementar as suas funcionalidades.

Agora, Linus Torvalds lançou oficialmente o kernel 6.6.

Novidade do Kernel 6.6

Kernel 6.6 lançado com o recurso Shadow-stack da Intel, e mais
Kernel 6.6 lançado com o recurso Shadow-stack da Intel, e mais

Linus Torvalds anunciou o lançamento final da série de kernel Linux 6.6 como uma atualização importante que introduz vários novos recursos, drivers novos e atualizados para melhor suporte de hardware e outras mudanças.

Os destaques do kernel Linux 6.6 incluem o tão aguardado recurso de segurança de hardware Shadow Stack para proteger suas CPUs Intel contra ataques de sobregravação de pilha, um novo driver de atributos de firmware para alterar as configurações do BIOS no Linux em dispositivos HP, um novo subsistema eventfs para melhor memória eficiência do subsistema de rastreamento e novos drivers IIO e Intel IVSC MEI.

O kernel Linux 6.6 também vem com suporte para alterar o modo do carregador, ventilador intermediário e configurações de eGPU para dispositivos ASUS, suporte para controle de luz de fundo do teclado em mais dispositivos Lenovo IdeaPad, suporte para novos dispositivos com Mellanox, bem como suporte para novas interfaces de árvore de dispositivos, suporte para randomização de layout de espaço de endereço do kernel, suporte KASLR e suporte para o alocador de pacote de programas BPF na arquitetura RISC-V.

Além disso, o kernel Linux 6.6 vem com dispositivo de bloco zoneado e melhorias de suporte à compactação para o sistema de arquivos F2FS, suporte para mmaps compartilhados no modo sem cache para o sistema de arquivos FUSE, correções para netfilter e BPF, inúmeras correções para o driver AMDGPU, correções de regressão para suporte MIDI 2.0 e melhor gerenciamento de energia Intel RAPL.

Um compilador BPF just-in-time foi adicionado à arquitetura PA-RISC, o suporte hotplug SMT agora está disponível para a arquitetura PowerPC, a API de montagem ganhou um novo sinalizador para evitar que uma montagem compartilhe superblocos no kernel com outras montagens, o suporte para convidados SEV-SNP e TDX agora é suportado no Hyper-V, e o subsistema io_uring recebeu suporte inicial para operações de rede.

KASAN, KCOV, KDB, KFENCE, KGDB e outras ferramentas de kernel agora são suportadas na arquitetura LoongArch, suporte para dispositivos de armazenamento zoneado para o driver de bloco de espaço de usuário ublk, o sistema de arquivos tmpfs agora suporta cota, E/S direta, e atributos estendidos, suporte para delegações de gravação NFSv4 chegam para o servidor NFS no kernel, e o sistema de arquivos SMB3 no kernel introduzido no kernel Linux 5.15 agora é finalmente considerado estável.

Também há suporte de hardware aprimorado no kernel Linux 6.6 graças ao suporte para gadget USB MIDI 2, suporte para o codec de áudio Cirrus Logic CS42L43, suporte para LEDs Group Multi-Color (GMC), suporte para o controlador GameSir T4 Kaleid, KFENCE, KASAN, KGDB e suporte KDB para a arquitetura LoongArch e suporte para GPUs NVIDIA T4 para usar redefinição de barramento secundário.

Mais detalhes sobre o kernel 6.5 estão disponíveis no anúncio oficial.

Como instalar ou atualizar o kernel

Como de costume, você pode fazer o download do último kernel a partir do kernel.org ou use um desses tutoriais:
Como instalar o Ubuntu Mainline Kernel Installer no Ubuntu e derivados
Usando o Ubuntu Kernel Update Utility para atualizar o kernel do Ubuntu
Como instalar a versão mais recente do Kernel nos sistemas baseados em RPM

E se depois você quiser remover os kernel antigos, use esse tutorial:
Como remover kernels antigos no Ubuntu ou Linux Mint com segurança

Sobre o Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.