Kernel 6.2 chegou o fim da vida útil! É hora de atualizar para o 6.3

Greg Kroah-Hartman, anunciou recentemente que o kernel 6.2 chegou ao fim da vida útil e que os usuários devem atualizar para o kernel 6.3.

Sim. Greg Kroah-Hartman anunciou que a série do kernel Linux 6.2 atingiu o fim de sua vida útil, pedindo a todos os usuários que migrem para a série do kernel Linux 6.3 o mais rápido possível.

O kernel agora está marcado como EOL (End of Life) no site kernel.org, e os usuários são incentivados a considerar a atualização para o kernel Linux 6.3.

Este é um lembrete amigável de que a série do kernel Linux 6.2 atingiu o fim da vida útil e não será mais compatível com atualizações de segurança.

Kernel 6.2 chegou o fim da vida útil! É hora de atualizar para o 6.3!

Kernel 6.2 chegou o fim da vida útil! É hora de atualizar para o 6.3
Kernel 6.2 chegou o fim da vida útil! É hora de atualizar para o 6.3

O kernel 6.2 do Linux chegou há menos de três meses em 19 de fevereiro de 2023 e introduziu novos recursos como balanceamento de carga de proteção (PLB) para a pilha IPv6, um novo mecanismo de integridade de fluxo de controle FineIBT para x86, suporte para o Intel “saída assíncrona notificação” e mais infraestrutura Rust.

Sendo uma ramificação do kernel de curta duração, o Linux 6.2 agora atingiu o fim da vida útil (EOL) com o lançamento do Linux 6.2.16 que foi anunciado hoje pelo renomado desenvolvedor e mantenedor do kernel Greg Kroah-Hartman, que pede aos usuários que atualizem para o Linux mais recente 6.3 série do kernel o mais rápido possível.

O kernel Linux 6.3 foi lançado em 23 de abril de 2023, com novos recursos como um novo driver acelerado Intel VPU DRM, suporte BIG TCP para IPv4, suporte a código Rust para modo de usuário x86_64 Linux, suporte para a extensão de manipulação de bits “ZBB” para Kernels RISC-V e suporte nativo ao controlador Steam Deck.

Infelizmente, também não é uma série LTS (Long Term Support), então espere que seja EOL no final de julho, quando você será solicitado a atualizar para a próxima série Linux 6.4, que deve ver a luz do dia no final de junho, ou início de julho de 2023.

Em um anúncio na lista de discussão, Greg Kroah-Hartman, disse.

“Estou anunciando o lançamento do kernel 6.2.16. Todos os usuários da série de kernel 6.2 devem atualizar. Observe, este é o ÚLTIMO kernel 6.2.y a ser lançado. Agora é fim de vida. Por favor, vá para a árvore do kernel 6.3.y neste momento.”

Portanto, as distribuições GNU/Linux que usam a série de kernel Linux 6.2 devem vir em breve com um plano para atualizar seus usuários para a mais recente série de kernel Linux 6.3.

A maioria das distribuições de lançamento contínuo, como Arch Linux ou openSUSE Tumbleweed, bem como alguns de seus derivados, já estão usando o kernel Linux série 6.3.

Outras distros populares, como Fedora Linux 38, devem receber em breve a atualização do kernel Linux 6.3, e os usuários de distribuições Ubuntu também podem atualizar para o kernel Linux 6.3 usando este tutorial.

Atualizando para o kernel Linux 6.3

Se você estiver usando uma distribuição Linux alimentada pelo kernel Linux 6.2, atualize-a o mais rápido possível para o kernel 6.3 do Linux.

Se isso não for possível no momento, considere usar a última atualização da série. Ambas as versões estão disponíveis para download no kernel.org, mas precisam ser compiladas e instaladas manualmente.

Você pode baixar a versão mais recente da série de kernel Linux 6.3 agora mesmo no site kernel.org, mas eu recomendo que você o instale nos repositórios de software estáveis ​​da sua distribuição favorita do Linux.

Os mantenedores de sistemas operacionais Linux devem refazer suas versões futuras no kernel do Linux 6.3, se não estiverem usando uma série de kernel com suporte a longo prazo (LTS).

Você também pode atualizar diretamente para a versão mais recente da série 6.3 do kernel Linux. Para isso, use um desses tutoriais:
Como instalar o Ubuntu Mainline Kernel Installer no Ubuntu e derivados
Usando o Ubuntu Kernel Update Utility para atualizar o kernel do Ubuntu
Como instalar a versão mais recente do Kernel nos sistemas baseados em RPM

Sobre o Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.