kernel 6.11 RC1 lançado com atualizações de drivers, e muito mais

E foi lançado o Kernel 6.11 RC1 com atualizações de drivers, e muito mais. Confira as novidades e veja como testá-lo em seu sistema.

O Kernel Linux é um núcleo monolítico de código aberto para sistemas operacionais tipo UNIX, sendo normalmente disponibilizado compilado na forma de distribuições Linux, e embarcados em diversos dispositivos como roteadores, pontos de acesso sem fio, PABXs, receptores de televisão, Smart TVs, DVRs, e dispositivos de armazenamento em rede.

Além disso, os sistemas operacionais Android para Tablets, Smartphones, e Smartwatches utilizam serviços providos pelo núcleo Linux para implementar as suas funcionalidades.

Agora, o desenvolvimento do kernel Linux continua com o Linux 6.11 como a próxima grande série de kernel, e Linus Torvalds anunciou recentemente a disponibilidade do primeiro marco Release Candidate (RC) para testes públicos.

Novidade do Kernel 6.11 RC1

kernel 6.11 RC1 lançado com atualizações de drivers, e muito mais
kernel 6.11 RC1 lançado com atualizações de drivers, e muito mais

Linus Torvalds anunciou hoje a disponibilidade geral para testes públicos do primeiro marco de desenvolvimento do candidato a lançamento (RC) da próxima série do kernel Linux 6.11.

Já se passaram duas semanas desde que a janela de mesclagem do kernel Linux 6.11 foi aberta, no mesmo dia em que o kernel Linux 6.10 foi lançado, então é hora de testar as versões RC (Release Candidate), a primeira disponível para download agora mesmo.

Espera-se que o kernel Linux 6.11 traga coisas como um novo subsistema de driver para habilitar o suporte upstream para chips Bluetooth/WLAN em plataformas Qualcomm, suporte getrandom() para vDSO em sistemas x86, adicionando um novo tipo de mapeamento para mmap(2) que permite que o kernel zere páginas a qualquer momento sob pressão de memória, suporte hotplug de CPU virtual para sistemas ACPI AArch64 (ARM64) e um novo mecanismo para criar domínios de interrupção.

Além disso, o kernel Linux 6.11 atualiza o suporte KVM para a arquitetura LoongArch com suporte a tempo de roubo ParaVirt, suporte perf kvm-stat e alguns aprimoramentos de migração de VM, habilita o encolhimento de poll de parada KVM por padrão, reescreve o esquema de contabilidade de disco para o sistema de arquivos bcachefs para armazenar a contabilidade como chaves btree normais e implementa o suporte do lado do servidor NFS para o novo tipo de layout pNFS NVMe.

Também é novo um dmaengine_prep_peripheral_dma_vec() para suportar transferências usando vetores dma e documentação e usuário em AXI dma, juntamente com suporte STMicro STM32 DMA3, uma versão mínima para a cadeia de ferramentas Rust, suporte para as plataformas Arrow Lake e Lunar Lake CPU, suporte ao driver Loongson-3 CPUFreq, suporte rápido CPPC no driver amd-pstate cpufreq e suporte à interface hwmon para o driver do ventilador ACPI.

O kernel Linux 6.11 também promete uma camada de API de hypercall VMware unificada para fornecer suporte adicional à API para soluções de computação confidenciais, uma nova lógica por trás da recuperação do grupo de blocos em segundo plano, remoção automática de cgroup após remover um subvolume e novas opções de montagem ‘rescue=’ para o sistema de arquivos Btrfs, suporte NUMA para sistemas baseados em RISC-V ACPI, bem como muitos drivers atualizados e novos para melhor suporte de hardware.

Linus Torvalds disse que:

“Os diffstats também são (mais uma vez) dominados por algumas grandes descrições de hardware (outro dump de registro de GPU AMD é responsável por ~45% das linhas no diff, e mais alguns arquivos descritores JSON de eventos de perf são responsáveis ​​por outros 5%). Mas se você ignorar esses dumps de HW, o diff parece perfeitamente regular: os drivers são responsáveis ​​por um pouco mais da metade, o resto é aproximadamente um terço de atualizações de arquitetura, um terço de ferramentas e documentação e um terço de “kernel principal” (sistemas de arquivos, rede, VM e kernel).”

O lançamento final do kernel Linux 6.11 é esperado para meados ou final de setembro de 2024, o que depende de quantos marcos do Release Candidate (RC) Linus Torvalds anunciará até então.

Como tal, ele será lançado em 15 de setembro se houver apenas sete RCs ou em 22 de setembro se oito RCs forem anunciados.

Até então, você pode fazer um test drive do kernel 6.11 RC1 baixando o marco Release Candidate mais recente da árvore git de Linus Torvalds ou do site kernel.org.

No entanto…

Atenção! Lembre-se de que esta é uma versão de pré-lançamento, portanto, não a instale ou use em uma máquina de produção!

Como instalar ou atualizar o kernel

Como de costume, você pode fazer o download do último kernel a partir do kernel.org ou use um desses tutoriais:
Como instalar o Ubuntu Mainline Kernel Installer no Ubuntu e derivados
Usando o Ubuntu Kernel Update Utility para atualizar o kernel do Ubuntu
Como instalar a versão mais recente do Kernel nos sistemas baseados em RPM

E se depois você quiser remover os kernel antigos, use esse tutorial:
Como remover kernels antigos no Ubuntu ou Linux Mint com segurança

Sobre o Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.