Kernel 6.11 chegou o fim da vida útil! É hora de atualizar para o 6.12

Greg Kroah-Hartman, anunciou recentemente que o kernel 6.11 chegou ao fim da vida útil e que os usuários devem atualizar para o kernel 6.12.

Sim. Greg Kroah-Hartman anunciou que a série do kernel Linux 6.11 atingiu o fim de sua vida útil, pedindo a todos os usuários que migrem para a série do kernel Linux 6.12 o mais rápido possível.

Ou seja, a série de kernel Linux 6.11 agora está marcada como EOL (End of Life) no site kernel.org, o que significa que não terá mais suporte com correções de bugs e segurança.

Este é um lembrete amigável de que a série do kernel Linux 6.11 atingiu o fim da vida útil e não será mais compatível com atualizações de segurança.

Kernel 6.11 chegou o fim da vida útil! É hora de atualizar para o 6.12

Kernel 6.11 chegou o fim da vida útil! É hora de atualizar para o 6.12
Kernel 6.11 chegou o fim da vida útil! É hora de atualizar para o 6.12

Lançado em 15 de setembro de 2024, o kernel Linux 6.11 introduziu novos recursos como um novo subsistema de driver para habilitar o suporte upstream para chips Bluetooth/WLAN em plataformas Qualcomm, suporte getrandom() para vDSO em sistemas x86, adicionando um novo tipo de mapeamento para mmap(2) que permite que o kernel zere páginas a qualquer momento sob pressão de memória e suporte hotplug de CPU virtual para sistemas ACPI AArch64 (ARM64).

O kernel Linux 6.11 não é uma ramificação de suporte de longo prazo (LTS), então ele foi suportado por apenas alguns meses com onze atualizações de manutenção, a última sendo o Linux 6.11.11, anunciado hoje pelo renomado desenvolvedor do kernel Linux Greg Kroah-Hartman, que marcou a ramificação Linux 6.11 como EOL (End of Life) no site kernel.org e pediu aos usuários que migrassem para a série mais recente do kernel Linux 6.12.

Em um anúncio na lista de discussão do kernel Linux, Greg Kroah-Hartman disse que:

“Estou anunciando o lançamento do kernel 6.11.11. Todos os usuários da série do kernel 6.11 devem atualizar para a ramificação 6.12.y agora. Esta ramificação está no fim da vida útil e não receberá nenhuma atualização nova.”

O kernel Linux 6.12 foi lançado em 17 de novembro de 2024, com novos recursos como suporte a “PREEMPT_RT” em tempo real, um novo agendador chamado sched_ext, mensagens de pânico DRM como códigos QR, suporte a Clang (incluindo LTO) para nolibc, uma ferramenta cpuidle atualizada que agora exibe o valor de residência dos estados cpuidle para uma visão mais clara e detalhada das informações de estado ocioso ao usar cpuidle-info e suporte para a implementação de fila de comando virtual da NVIDIA para SMMUv3.

A boa notícia é que o kernel Linux 6.12 foi marcado hoje como LTS (Suporte de Longo Prazo) e receberá atualizações de segurança por pelo menos dois anos, até o final de dezembro de 2026.

O kernel Linux 6.12 já foi adotado por várias distribuições como Arch Linux, Alpine Linux e Nitrux, e em breve estará disponível para openSUSE Tumbleweed e Fedora Linux.

Atualizando para o kernel Linux 6.12

Se você estiver usando uma distribuição Linux alimentada pelo kernel Linux 6.11, atualize-a o mais rápido possível para o kernel 6.12 do Linux.

Se isso não for possível no momento, considere usar a última atualização da série. Ambas as versões estão disponíveis para download no kernel.org, mas precisam ser compiladas e instaladas manualmente.

Você pode baixar a versão mais recente da série de kernel Linux 6.12 agora mesmo no site kernel.org, mas eu recomendo que você o instale nos repositórios de software estáveis ​​da sua distribuição favorita do Linux.

Os mantenedores de sistemas operacionais Linux devem refazer suas versões futuras no kernel do Linux 6.12, se não estiverem usando uma série de kernel com suporte a longo prazo (LTS).

Você também pode atualizar diretamente para a versão mais recente da série 6.12 do kernel Linux. Para isso, use um desses tutoriais:
Como instalar o Ubuntu Mainline Kernel Installer no Ubuntu e derivados
Usando o Ubuntu Kernel Update Utility para atualizar o kernel do Ubuntu
Como instalar a versão mais recente do Kernel nos sistemas baseados em RPM

Sobre o Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.