kernel 6.10 RC1 lançado com atualizações de drivers, e muito mais

E foi lançado o Kernel 6.10 RC1 com atualizações de drivers, e muito mais. Confira as novidades e veja como testá-lo em seu sistema.

O Kernel Linux é um núcleo monolítico de código aberto para sistemas operacionais tipo UNIX, sendo normalmente disponibilizado compilado na forma de distribuições Linux, e embarcados em diversos dispositivos como roteadores, pontos de acesso sem fio, PABXs, receptores de televisão, Smart TVs, DVRs, e dispositivos de armazenamento em rede.

Além disso, os sistemas operacionais Android para Tablets, Smartphones, e Smartwatches utilizam serviços providos pelo núcleo Linux para implementar as suas funcionalidades.

Agora, o desenvolvimento do kernel Linux continua com o Linux 6.10 como a próxima grande série de kernel, e Linus Torvalds anunciou recentemente a disponibilidade do primeiro marco Release Candidate (RC) para testes públicos.

Novidade do Kernel 6.10 RC1

kernel 6.10 RC1 lançado com atualizações de drivers, e muito mais
kernel 6.10 RC1 lançado com atualizações de drivers, e muito mais

Sim. Como esperado, Linus Torvalds anunciou recentemente a disponibilidade geral para testes públicos do primeiro marco de desenvolvimento do Release Candidate (RC) da próxima série de kernel Linux 6.10.

Já se passaram duas semanas desde que a janela de mesclagem do kernel Linux 6.10 foi aberta, após o lançamento do kernel Linux 6.9, que está lenta mas seguramente abrindo caminho para os repositórios de software estáveis de algumas das distribuições Linux mais populares (dica: já pousou no Arch Linux e no openSUSE Tumbleweed).

Portanto, a janela de mesclagem do kernel Linux 6.10 está oficialmente fechada e o primeiro Release Candidate está disponível para testes públicos para desenvolvedores e aqueles que desejam ter uma ideia antecipada dos novos recursos do próximo lançamento principal do kernel.

Entre as coisas que esperamos ver no kernel Linux 6.10, há suporte inicial do Rust para RISC-V de 64 bits, um novo syscall mseal() para vedação de memória, criptografia de barramento TPM e proteção de integridade para o driver TPM, KVM ParaVirt (PV) Suporte IPI (convidado e host) para a arquitetura LoongArch, modo de cifra de bloco AES-XTS mais rápido em CPUs x86_64 modernas, bem como suporte RAPL (Running Average Power Limit) para CPUs Intel Arrow Lake e Lunar Lake.

Ele também promete gerenciamento de memória aprimorado em ARM64 (AArch64), melhorias de desempenho para o sistema de arquivos Btrfs (verificações de gravação NOCOW mais rápidas, intervalos de bloqueio de extensão reduzidos e muito mais), desempenho aprimorado de abertura de arquivos não criptografados em sistemas de arquivos que suportam fscrypt, atualizações de gerador de números aleatórios, mais atualizações de bcachefs e suporte de controle IOCTL para Landlock.

Claro, drivers novos e atualizados para suporte de hardware de última geração, incluindo um novo driver para GPUs baseadas em firmware ARM Mali, novos drivers de som para plataformas AMD e Intel, Nuvoton NAU8325, Rockchip RK3308 e Texas Instruments PCM6240, novos Controlador Intel IPU6 e drivers Broadcom BCM283x/BCM271x, e um novo diretório drivers/platform/arm64 usado exclusivamente para drivers de controlador incorporado (EC) de laptop ARM64.

O kernel 6.10 RC1 também melhora o suporte para vários laptops adicionando várias correções ACPI. Isso inclui os laptops Acer Aspire 1, Asus Vivobook Pro N6506MV, TongFang GXxHRXx e GMxHGxx, XMG APEX 17 M23, Dell XPS 15 9550, Surface Pro, Lenovo IdeaPad, ThinkPad e Slim 7 16ARH7. Além disso, adiciona suporte Intel “Lunar Lake” ao driver ACPI DPTF (Intel Dynamic Platform and Thermal Framework).

Por último, mas não menos importante, há também as melhorias usuais de rede, como suporte TCP fraglist GRO para permitir o encadeamento de vários pacotes TCP e encaminhá-los juntos, suporte para uso de threads SMP para lidar com backlogs de pacotes, um novo e mais rápido método de coleta de lixo para soquetes AF_UNIX baseados no algoritmo Strongly Connected Components do Tarjan, suporte IPv6 (e IPv{4,6}-over-IPv{4,6}) para o driver do protocolo GTP e um novo protocolo netlink dedicado à configuração de NFSD, juntamente com uma nova ferramenta de espaço do usuário, chamado nfsdctl, em nfs-utils.

Linus Torvalds disse que:

“Este parece ser um lançamento de tamanho normal, talvez até um pouco menor. Todas as estatísticas parecem bastante normais. Não temos nenhum sistema de arquivos novo, e o trabalho de reparo on-line do XFS significa que as correções do bcachefs não são mais a maior alteração no sistema de arquivos. Mas tudo isso é ofuscado por todas as atualizações usuais de driver (e, como é tradição, os drivers de GPU estão em uma grande liderança, com a rede em um distante segundo lugar e todo o resto é relativamente pequeno).”

O lançamento final do kernel Linux 6.10 está previsto para meados ou final de julho de 2024, o que depende de quantos marcos do Release Candidate (RC) Linus Torvalds anunciará até então.

Como tal, será lançado em 14 de julho se houver apenas sete RCs ou em 21 de julho se oito RCs forem anunciados, então marque seus calendários de acordo.

Até então, você pode fazer um test drive do kernel 6.10 RC1 baixando o marco Release Candidate mais recente da árvore git de Linus Torvalds ou do site kernel.org. No entanto…

Atenção! Lembre-se de que esta é uma versão de pré-lançamento, portanto, não a instale ou use em uma máquina de produção!

Como instalar ou atualizar o kernel

Como de costume, você pode fazer o download do último kernel a partir do kernel.org ou use um desses tutoriais:
Como instalar o Ubuntu Mainline Kernel Installer no Ubuntu e derivados
Usando o Ubuntu Kernel Update Utility para atualizar o kernel do Ubuntu
Como instalar a versão mais recente do Kernel nos sistemas baseados em RPM

E se depois você quiser remover os kernel antigos, use esse tutorial:
Como remover kernels antigos no Ubuntu ou Linux Mint com segurança

Sobre o Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.