E foi lançado o kernel 6.10 com a nova chamada de sistema mseal, e muito mais. Confira as novidades e veja como atualizar seu sistema.
O Kernel Linux é um núcleo monolítico de código aberto para sistemas operacionais tipo UNIX, sendo normalmente disponibilizado compilado na forma de distribuições Linux, e embarcados em diversos dispositivos como roteadores, pontos de acesso sem fio, PABXs, receptores de televisão, Smart TVs, DVRs, e dispositivos de armazenamento em rede.
Além disso, os sistemas operacionais Android para Tablets, Smartphones, e Smartwatches utilizam serviços providos pelo núcleo Linux para implementar as suas funcionalidades.
Agora, Linus Torvalds anunciou recentemente o lançamento do kernel Linux 6.10, a versão estável mais recente do kernel Linux que apresenta vários novos recursos e suporte de hardware melhorado.
Novidade do Kernel 6.10
Os destaques do kernel Linux 6.10 incluem uma nova chamada de sistema mseal() para vedação de memória, suporte à linguagem Rust para a arquitetura RISC-V, suporte à compactação Zstandard para o sistema de arquivos EROFS, suporte à pilha de sombra para a subarquitetura x32, criptografia de barramento TPM e proteção de integridade e suporte inicial para configuração de filtros PFCP (Packet Forwarding Control Protocol).
O Linux 6.10 também adiciona suporte kfuncs ao compilador PowerPC BPF JIT, mapeamentos de memória ring_buffer para mapear buffers de anel de rastreamento diretamente no espaço do usuário, um novo protocolo baseado em netlink para controlar servidores NFS no kernel, suporte Landlock para aplicar políticas a chamadas ioctl() e suporte à proteção de integridade para o sistema de arquivos FUSE.
O suporte bpf_wq básico também foi introduzido no kernel Linux 6.10 para dar aos programas BPF a capacidade de usar filas de espera no kernel, abstrações Rust também foram adicionadas para manipulação de tempo dentro do kernel e o recurso de proteção contra gravação userfaultfd() é agora compatível com sistemas AArch64 (ARM64).
Também novo é o subsistema ntsync para fornecer primitivas de sincronização do Windows NT para jogos Linux/Wine, bem como um compilador just-in-time BPF para processadores ARCv2 de 32 bits e uma nova opção high_priority para o mapeador de dispositivos dm-crypt para configuração filas de trabalho de alta prioridade durante o processamento, o que pode levar a um aumento de desempenho em sistemas maiores.
Além disso, o suporte Rust foi atualizado para Rust 1.78.0, a arquitetura ARM recebeu suporte para Clang CFI (Control-Flow Integrity) e suporte LPAE de acesso privilegiado nunca, o sistema de arquivos OverlayFS ganhou a capacidade de criar arquivos temporários usando a opção O_TMPFILE, e há uma nova opção de inicialização chamada “init_mlocked_on_free” que zerará todas as páginas bloqueadas na RAM quando liberadas.
Como esperado, o kernel Linux 6.10 melhora o suporte de hardware adicionando novos drivers ou atualizando os existentes. Os destaques notáveis incluem suporte para a placa de desenvolvimento Radxa ROCK 3C, processadores Intel Arrow Lake-H, Lenovo Thinkbook 13x Gen 4, Lenovo Thinkbook 16P Gen 5 e laptops Lenovo Thinkbook 13X, laptops ASUS ROG 2024 e controlador de jogo Machenike G5 Pro.
O Linux 6.10 também deve fornecer algumas melhorias de desempenho interessantes em várias plataformas por meio de AES-XTS mais rápido em CPUs x86_64 modernas, conexão de gravação zoneada para melhorar significativamente o desempenho em dispositivos zoneados, desempenho de envio de cópia zero bastante aprimorado com io_uring e desempenho de gravação aprimorado para o Sistema de arquivos OCFS2 (Oracle Cluster File-System v2).
O kernel Linux 6.10 está disponível para download na árvore git de Linus Torvalds ou no site kernel.org (links mais abaixo) e será um branch de curta duração com suporte por apenas alguns meses.
Ele será sucedido pelo kernel Linux 6.11, cuja janela de mesclagem foi agora oficialmente aberta por Linus Torvalds. Espera-se que o kernel Linux 6.11 seja lançado em meados ou no final de setembro de 2024
Mais detalhes sobre o kernel 6.10 estão disponíveis no anúncio oficial.
Como instalar ou atualizar o kernel
Como de costume, você pode fazer o download do último kernel a partir do kernel.org ou use um desses tutoriais:
Como instalar o Ubuntu Mainline Kernel Installer no Ubuntu e derivados
Usando o Ubuntu Kernel Update Utility para atualizar o kernel do Ubuntu
Como instalar a versão mais recente do Kernel nos sistemas baseados em RPM
E se depois você quiser remover os kernel antigos, use esse tutorial:
Como remover kernels antigos no Ubuntu ou Linux Mint com segurança