Os usuários do Linux Lite estão entre os primeiros a receber oficialmente o recém-lançado kernel 5. Confira os detalhes e veja como instalar o kernel 5 no Linux Lite.
- Como instalar o jogo Combined! no Linux via Flatpak
- Como instalar o driver para o controle do Xbox no Ubuntu
- Como instalar o NeoGeo Pocket Emulator no Linux via Snap
Lançado no último final de semana, o kernel Linux 5 é um grande marco com pequenas melhorias. Até o momento ainda era necessário instalar esse kernel manualmente em alguns sistemas.
Agora, o desenvolvedor e fundador do Linux Lite, Jerry Bezencon, está entre os primeiros a oferecer uma nova série de kernel para seus usuários, ou seja, você pode instalar a série de kernel Linux 5 na série Linux Lite 4.x e 3.x.
Destaques do kernel Linux 5.0 incluem suporte a FreeSync para GPUs AMD para uma experiência de visualização livre de interrupções em LCDs com taxas de atualização dinâmicas, um novo recurso de programação com reconhecimento de energia para CPUs ARM big.LITTLE, suporte a arquivos de swap no sistema de arquivos Btrfs e suporte para a criptografia do sistema de arquivos Adiantum, para dispositivos de baixa potência.
Veja como instalar o kernel 5 no Linux Lite
Se você estiver executando o Linux Lite 4.x ou Linux Lite 3.x, agora você pode instalar o kernel 5.0 em seus computadores, indo para o menu Aplicações> Sistema> Lite Tweaks e selecionando o Kernel Installer.
Alternativamente, você pode executar os comandos listados abaixo em um emulador de terminal.
sudo apt-get update && sudo apt-get install linux-headers-linuxlite-5.0.0 linux-image-linuxlite-5.0.0 -y
Uma vez que os pacotes do kernel5 tenham sido instalados com sucesso, você terá que reiniciar o seu computador para que as mudanças entrem em vigor.
É claro, você só deve instalar este kernel somente se precisar de suporte para alguns componentes de hardware específicos, que não são suportados por versões mais antigas do kernel.
De acordo com o desenvolvedor Jerry Bezencon:
“Se você usa drivers proprietários, este kernel pode quebrar a funcionalidade com esses drivers. Se você tem drivers proprietários instalados e você ainda decide prosseguir com esta instalação do kernel, você deve ser capaz de reparar seus drivers. Se você não for, NÃO instale este kernel.”
Todo esse cuidado é importante porque uma atualização de kernel pode resultar em comportamentos incomuns, dependendo do seu equipamento. Portanto, cuidado!