kernel 5.9 RC1 lançado com inúmeras atualizações para GPUs AMD

Linus Torvalds lançou o kernel 5.9 RC1 com inúmeras atualizações para GPUs AMD, melhorias e atualizações. Confira os detalhes desse lançamento e veja como instalar esse RC.

Duas semanas após o lançamento da série do kernel Linux 5.8, a janela de mesclagem do próximo kernel Linux 5.9 está oficialmente fechada e o primeiro marco Release Candidate foi publicado para testes públicos.

Novidades do Kernel 5.9 RC1

kernel 5.9 RC1 lançado com inúmeras atualizações para GPUs AMD

Sim. Linus Torvalds anunciou a disponibilidade geral do kernel Linux 5.9 RC1 como o primeiro marco no ciclo de desenvolvimento de dois meses, que está disponível para download para testadores e primeiros usuários.

E finalmente parece que as coisas voltaram ao normal novamente, e o kernel Linux 5.9 promete ser uma versão normal, definitivamente não tão grande quanto o kernel Linux 5.8.

As coisas se acalmaram durante a janela de fusão de duas semanas, mas isso provavelmente se deve às férias de verão.

A única coisa importante que se destaca neste primeiro Release Candidate parece ser as inúmeras atualizações de GPU AMD, o que, na verdade, significa uma boa notícia para os proprietários de AMD Radeon, pois o kernel 5.9 trará mais uma camada de melhorias de desempenho, e provavelmente algumas novas recursos para suas adoradas placas gráficas.

Além dessas atualizações maciças de GPU da AMD, o primeiro Release Candidate do Linux 5.9 consiste em cerca de 60% de drivers atualizados e novos, o que geralmente se traduz em melhor suporte de hardware, e o restante de 40% é uma mistura de atualizações de arquitetura, atualizações de sistemas de arquivos, núcleo trabalho de rede e ferramentas, bem como atualizações de documentação.

Novamente, este é o primeiro Release Candidate (RC) de muitos que virão para a série do kernel Linux 5.9, então certifique-se de não instalá-lo em uma máquina de produção.

O lançamento final do kernel Linux 5.9 é esperado em algum momento no início ou meados de outubro de 2020, dependendo de quantos RCs serão lançados.

Enquanto isso, o kernel Linux 5.8 mais recente começou a pousar nos repositórios de software estáveis ​​de várias distribuições Linux populares, como Arch Linux e openSUSE Tumbleweed, portanto, certifique-se de atualizar suas instalações o mais rápido possível.

Entre algumas das principais distribuições GNU / Linux que virão com o kernel Linux 5.8, está o Ubuntu 20.10 Groovy Gorilla e Manjaro 20.1 Mikah.

Como instalar ou atualizar o 5.9 RC1

O primeiro Release Candidate já está disponível para os primeiros usuários e entusiastas da tecnologia que desejam usar o Linux 5.9 para um test drive.

Como de costume, você pode fazer o download do último Release Candidate do Linux kernel a partir do kernel.org ou use um desses tutoriais:
Usando o Ubuntu Kernel Update Utility para atualizar o kernel do Ubuntu
Como instalar a versão mais recente do Kernel nos sistemas baseados em RPM

E se depois você quiser remover os kernel antigos, use esse tutorial:
Como remover kernels antigos no Ubuntu ou Linux Mint com segurança

Mas lembre-se de que essa ainda é uma versão de pré-lançamento, e que não é adequada para uso em produção.

O que está sendo falado no blog

No Post found.

Post Views: 162
Sair da versão mobile