Linus Torvalds lançou o Kernel 5.9 com inúmeras melhorias, recursos e mais. Confira os detalhes desse lançamento e veja como instalar.
Linus Torvalds acaba de lançar um novo kernel Linux 5.9 com inúmeras melhorias, recursos e suporte para novo hardware como SoC e GPU.
Com o lançamento da versão 5.9, Linus Torvalds também abriu uma janela de mesclagem de duas semanas para o próximo Linux 5.10, que provavelmente chegará em meados ou na última semana de dezembro.
A partir de hoje, ele começará a mesclar as mudanças solicitadas para um novo ciclo de desenvolvimento no kernel mainline.
Novidades do Kernel 5.9
Como a versão anterior, a v5.9 também adicionou suporte inicial para componentes como placas gráficas AMD RDNA 2, gráficos Intel Rocket Lake, SoC Intel Keem Bay, Sienna Cichlid e GPUs Navy Flounder.
Outra grande adição ao Linux 5.9 é um Multi-Color LED Framework, que traz LEDs coloridos agrupados em uma matriz para que o espaço do usuário possa ajustar o brilho do cluster usando uma única gravação de arquivo.
Junto com as novas adições, o Kernel 5.9 também continuou a melhorar o suporte para USB4 e sistemas de arquivos como Btrfs e F2FS. Além disso, finalmente integrou o conjunto de instruções FSGSBASE de 64 bits para impulsionar o desempenho dos sistemas Intel e AMD.
Indo mais longe, o kernel Linux 5.9 removeu a arquitetura RISC Unicore de 32 bits. Já que poucas pessoas usam disquetes para inicializar hoje em dia, ele também abandonou o suporte para disquetes múltiplos.
Aqui estou listando outras mudanças importantes que o Linux 5.9 inclui:
- Suporte para Zoned Namespace NVMe (ZNS);
- Removida a chamada do sistema sys_sysctl;
- Suporte para kernel compactado Zstd;
- Rastreamento de contexto ativado para RISC-V;
- Suporte para teclado Lenovo ThinkPad 10 Ultrabook;
- Suporte para dispositivos Infrared Toy e IR Droid.
Para obter mais detalhes sobre o kernel Linux 5.9, você também pode ler uma página muito bem documentada no Kernel Newbies (Iniciantes no Kernel) ou no Phoronix.
Como instalar ou atualizar o 5.9
O primeiro Release Candidate já está disponível para os primeiros usuários e entusiastas da tecnologia que desejam usar o Linux 5.9 para um test drive.
Como de costume, você pode fazer o download do último Release Candidate do Linux kernel a partir do kernel.org ou use um desses tutoriais:
Usando o Ubuntu Kernel Update Utility para atualizar o kernel do Ubuntu
Como instalar a versão mais recente do Kernel nos sistemas baseados em RPM
E se depois você quiser remover os kernel antigos, use esse tutorial:
Como remover kernels antigos no Ubuntu ou Linux Mint com segurança
Mas lembre-se de que essa ainda é uma versão de pré-lançamento, e que não é adequada para uso em produção.