Depois de um tempo sem updates, Con Kolivas anunciou o lançamento do Kernel 5.9-ck1 com Multiple Queue Skiplist Scheduler atualizado.
Con Kolivas é um anestesista australiano. Ele trabalhou como programador de computador no kernel Linux e no desenvolvimento do software de mineração de moeda criptográfica CGMiner.
Agora, esse desenvolvedor independente do kernel Linux (e anestesista aposentado) está de volta aos trilhos com uma nova atualização para seu conjunto de patches “CK” e o agendador MuQSS (Multiple Queue Skiplist Scheduler).
Kernel 5.9-ck1 lançado com Multiple Queue Skiplist Scheduler atualizado
O médico aposentado havia tirado uma folga de seu hobby de desenvolvimento de kernel no início deste ano para ajudar a projetar equipamentos para a batalha COVID-19.
Ele conseguiu lançar seus patches atualizados para o kernel 5.7, mas tem se preocupado cada vez mais com o tamanho do kernel do Linux e sua capacidade no futuro de continuar mantendo esses patches independentes como resultado.
Para piorar as coisas, seu pai faleceu (não, não foi de COVID) e isso complicou ainda mais seu trabalho de desenvolvimento, conforme ele mesmo descreveu:
“Infelizmente, esses últimos meses foram marcados por problemas de bloqueio e família, culminando na morte definitiva de meu pai há pouco mais de um mês (não relacionado a covid19, mas tornou-se muito pior por causa de seus efeitos em tudo em nossa cidade), então o kernel do Linux foi a coisa mais distante da minha mente e uma ressincronização 5.8 nunca aconteceu. Ele fará muita falta, e se isso fosse algo mais substancial eu o dedicaria a ele, mas não faz justiça a ele.”
Entretanto, Con Kolivas está com o kernel 5.9-ck1 apresentando seus patches de kernel mais recentes para esta nova série estável mais MuQSS 0,204.
O kernel 5.9-ck1 e o MuQSS 0.204 continuam focados em fornecer a melhor capacidade de resposta do sistema, especialmente para cargas de trabalho de desktop. Isso exigiu muitas mudanças no código, considerando que nunca houve uma reformulação do kernel 5.8 anterior e, portanto, muitas mudanças no fluxo.
“Anunciando um novo lançamento -ck, 5.9-ck1 com a versão mais recente do Multiple Queue Skiplist Scheduler, versão 0.204 Esses são patches projetados para melhorar a capacidade de resposta e interatividade do sistema com ênfase específica no desktop, mas configuráveis para qualquer carga de trabalho.”
Mas para aqueles que gostam do patch set “ck” e/ou MuQSS, existe o novo código disponível para uso com Linux 5.9.
Kolivas adverte, porém, que o novo código ainda deve passar por testes mais rigorosos, dadas todas as alterações de 5.7 para 5.9.
Para saber mais sobre o Kernel 5.9-ck1, acesse a nota de lançamento.
Os patchs podem ser baixado na página GitHub do software.