Kernel 5.8 chegou o fim da vida útil! É hora de atualizar para o 5.9!

O desenvolvedor Greg Kroah-Hartman, anunciou recentemente que o kernel 5.8 chegou ao fim da vida útil e que os usuários devem atualizar para o kernel 5.9.

Lançado em 2 de agosto de 2020, a série 5.8 do kernel Linux foi apelidada por Linus Torvalds de “um dos maiores lançamentos de todos os tempos”.

Ele trouxe vários novos recursos e melhorias, como suporte para compactação LZO-RLE no sistema de arquivos F2FS, suporte de criptografia em linha para a camada de bloco, uma nova chamada de sistema faccessat2(), uma nova opção de inicialização initrdmem= para especificar um disco RAM inicial imagem e uma nova funcionalidade CAP_PERFMON.

Mas acontece que o kernel Linux 5.8 é um daqueles ramos do kernel de curta duração e agora está marcado como EOL (End-of-Life) no site kernel.org, começando com o lançamento da última atualização de manutenção da série, o kernel Linux 5.8.18.

Kernel 5.8 chegou o fim da vida útil! É hora de atualizar para o 5.9!

Kernel 5.8 chegou o fim da vida útil! É hora de atualizar para o 5.9!
Kernel 5.8 chegou o fim da vida útil! É hora de atualizar para o 5.9!

Sim. A série do kernel Linux 5.8 atingiu o fim da vida hoje com o lançamento pontual 5.8.18 anunciado anteriormente pelo renomado mantenedor do kernel Greg Kroah-Hartman.

O kernel do Linux 5.8.18 é a última atualização da série e, se estiver usando-o, deve considerar a atualização para a última série do kernel do kernel 5.9 assim que possível.

O kernel 5.9 foi lançado em 11 de outubro e é atualmente a série de kernel estável mais recente. Ele traz suporte para a arquitetura Unicore, suporte de compactação Zstandard (Zsdt) para a construção de kernels x86, suporte para as instruções FSGSBASE x86, suporte para criptografia em linha para os sistemas de arquivos EXT4 e F2FS e suporte para reguladores de controlador integrado do Chrome OS.

Além disso, o kernel 5.9 apresenta uma nova opção rescue=mount e várias melhorias de desempenho para o sistema de arquivos Btrfs, gerenciamento aprimorado de memória anônima, suporte total para operações assíncronas de leitura em buffer no subsistema io_uring, reconhecimento de capacidade para o programador de deadline, suporte para NVIDIA Controladores de memória externa Tegra210 e suporte para Intel “Keem Bay” Movidius VPUs.

Ele também já é considerado um branch de kernel estável e a maioria das distribuições de lançamento contínuo começaram a adotá-lo.

Se você não estiver usando um dos muitos kernels LTS (Long-Term Support), é recomendável que você atualize para o kernel Linux 5.9 ou mude para uma distro que o esteja usando o mais rápido possível!

Atualizando para o kernel Linux 5.9

Se você estiver usando uma distribuição Linux alimentada pelo kernel Linux 5.8, atualize-a o mais rápido possível para o kernel 5.9 do Linux.

Se isso não for possível no momento, considere a atualização para o kernel Linux 5.7.19, que é a última atualização da série. Ambas as versões estão disponíveis para download no kernel.org, mas precisam ser compiladas e instaladas manualmente.

Você pode baixar a versão mais recente da série de kernel Linux 5.9 agora mesmo no site kernel.org, mas eu recomendo que você o instale nos repositórios de software estáveis ​​da sua distribuição favorita do Linux.

Os mantenedores de sistemas operacionais Linux devem refazer suas versões futuras no kernel do Linux 5.9, se não estiverem usando uma série de kernel com suporte a longo prazo, como o Linux 5.4, que receberá atualizações até o ano de 2022.

Você também pode atualizar diretamente para a versão mais recente da série 5.9 do kernel Linux. Para isso, use um desses tutoriais:
Como instalar o Ubuntu Mainline Kernel Installer no Ubuntu e derivados
Usando o Ubuntu Kernel Update Utility para atualizar o kernel do Ubuntu
Como instalar a versão mais recente do Kernel nos sistemas baseados em RPM

Sobre o Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.