O desenvolvedor Linux Greg Kroah-Hartman anunciou oficialmente o lançamento do Kernel 5.8.1. Confira os detalhes e veja como instalar essa versão do kernel.
Quando falamos sobre o kernel, basicamente estamos falando sobre o coração de um sistema Linux, ou o núcleo do sistema e que o torna o que ele é.
Por ser um pouco mais técnico, pode-se dizer que o Kernel é o principal responsável por prover os diferentes programas com acesso seguro ao hardware do computador ou, de forma básica, é responsável pelo gerenciamento dos recursos, através dos serviços de chamadas do sistema.
Entre as funções básicas e gerais de um kernel, temos:
- A comunicação entre os programas que solicitam recursos e o hardware.
- Gestão dos diferentes programas de computador (tarefas) de uma máquina.
- Gerenciamento de hardware (memória, processador, periférico, armazenamento, etc.)
No Linux, o kernel é chamado Linux e seu desenvolvimento é mantido pela grande comunidade de desenvolvedores de todo o mundo, que fornecem valiosas linhas de código a partir de seu tempo livre ou para o trabalho.
Lançado por Linus Torvalds na semana passada, o kernel Linux 5.8 é considerado um dos maiores lançamentos de kernel de todos os tempos e traz consigo vários novos recursos, suporte de hardware atualizado e vários aprimoramentos de segurança.
Os destaques da série do kernel Linux 5.8 incluem Shadow Call Stack e Branch Target Identification (BTI) suporte para arquiteturas ARM, suporte de compressão LZO-RLE no sistema de arquivos F2FS, uma nova opção de inicialização para especificar uma imagem de disco RAM inicial e um novo evento – mecanismo de notificação.
Ele também apresenta uma nova chamada de sistema faccessat2(), suporte de criptografia em linha para a camada de bloco, suporte para várias instâncias privadas no sistema de arquivos /proc, bem como detector de corrida de dados dinâmico Kernel Concurrency Sanitizer (KCSAN) para o espaço do kernel.
Além disso, há também atenuações para a vulnerabilidade de hardware do SRBDS (Special Register Buffer Data Sampling), também conhecida como CrossTalk, que afeta certas CPUs Intel e um novo mecanismo para revogar mapeamentos em /dev/mem quando um driver de dispositivo assume um intervalo de memória sobreposto .
Agora, o kernel Linux 5.8.1 foi anunciado pelo desenvolvedor Linux Greg Kroah-Hartman como o primeiro lançamento pontual da série.
Novidades do Kernel 5.8.1
O kernel Linux 5.8.1 é uma atualização bem pequena que altera um total de 40 arquivos, com 548 inserções e 186 exclusões. Ele contém principalmente correções de bugs para vários drivers (GPIO, LEDs, SCSI, MTD, PCI, USB, vídeo e som), bem como as arquiteturas ARM64 e PowerPC.
Na verdade, a grande mudança que essa atualização traz é o fato de seu status no site kernel.org ter saído de “mainline” para “stable”, o que significa que agora ele é recomendado para adoção em massa entre as distribuições Linux.
Como instalar ou atualizar o Kernel Kernel 5.8.1
Se você é um mantenedor de SO e geralmente envia kernels mais recentes em seus repositórios de software, é altamente recomendável fazer o download e compilar esta versão de primeiro ponto para suas arquiteturas suportadas, para que os usuários possam atualizar para ela o mais rápido possível.
Como de costume, você pode fazer o download do Linux kernel Kernel a partir do kernel.org
No entanto, lembre-se de que isso atualmente está marcado como um kernel “principal”, o que significa que ainda não está pronto para implantações em massa ou para uso em ambientes de produção.
Ou use um desses tutoriais:
Usando o Ubuntu Kernel Update Utility para atualizar o kernel do Ubuntu
Como instalar a versão mais recente do Kernel nos sistemas baseados em RPM
E se depois você quiser remover os kernel antigos, use esse tutorial:
Como remover kernels antigos no Ubuntu ou Linux Mint com segurança