O desenvolvedor Jerry Bezencon informou que o Kernel 5.7 já chegou para os usuários do Linux Lite. Confira os detalhes e veja como atualizar o seu sistema.
O kernel Linux 5.7 chegou como uma das mais importantes atualizações da série de kernel Linux 5.0, adicionando vários novos recursos e várias melhorias.
E agora, os usuários do Linux Lite são mais uma vez os primeiros a instalar o kernel Linux 5.7 lançado recentemente em seus computadores, equipados com uma versão recente do Linux Lite.
Usuários do Linux Lite são os primeiros a instalar o Linux Kernel 5.7
Lançada há 24 horas, a série de kernel Linux 5.7 é fornecida com muitas novidades, incluindo um novo e aprimorado sistema de arquivos exFAT, um agendador com reconhecimento térmico para melhor desempenho, ARM64 Kernel Pointer Authentication, um novo módulo de segurança Linux baseado em BFS, e alguns novos recursos para CPUs x86.
Se você deseja instalar o kernel 5.7 do Linux no seu computador Linux Lite, agora pode.
O kernel está disponível para instalações de 32 e 64 bits no Linux Lite série 3.x, 4.xe no Linux Lite 5.0, lançado recentemente, baseado no Ubuntu 20.04 LTS.
Segundo o desenvolvedor Jerry Bezencon:
“Se você usa drivers proprietários, este kernel pode quebrar a funcionalidade com esses drivers. Se você possui drivers proprietários instalados e ainda decide continuar com essa instalação do kernel, você deve ser competente para reparar seus drivers. Se você não tiver, NÃO instale este kernel.”
Como instalar o kernel Linux 5.7 no Linux Lite
Se você quiser rodar o kernel Linux 5.7 mais recente em suas instalações Linux Lite 4.x ou Linux Lite 3.x, você pode instalá-lo a partir dos repositórios oficiais de software abrindo o utilitário Lite Tweaks de aplicações Menu> Sistema (System), e selecionando a funcionalidade Instalador do Kernel (Kernel Installer).
Você também pode instalar o kernel Linux 5.7 executando os comandos abaixo em um emulador de terminal.
sudo apt-get update && sudo apt-get install linux-headers-linuxlite-5.7.0 linux-image-linuxlite-5.7.0 -y
Tenha em mente que, uma vez que o kernel do Linux 5.7 tenha sido instalado com sucesso, você terá que reiniciar o seu computador para que quaisquer mudanças entrem em vigor.
Além disso, você deve ter em mente que este novo kernel é recomendado apenas para aqueles que precisam de suporte para componentes de hardware específicos que não são suportados pelas versões atuais do kernel Linux disponíveis para o Linux Lite.
- Como ativar o suporte a AMD Navi/Radeon RX 5700 no Ubuntu 20.04
- Dicas de coisas para fazer depois de instalar o Ubuntu 21.04
- Kernel 4.19 chegou ao fim da vida útil
- kernel 6.13 RC1 lançado com vários novos recursos