O desenvolvedor Greg Kroah-Hartman, anunciou recentemente que o kernel 5.7 chegou ao fim da vida útil e que os usuários devem atualizar para o kernel 5.8.
O kernel Linux 5.7 foi anunciado no final de maio de 2020 e fornecido com alguns recursos interessantes, incluindo um novo e aprimorado sistema de arquivos exFAT, ARM Kernel Pointer Authentication para a arquitetura ARM64 (AArch64), bem como vários novos recursos para otimizar determinados x86 CPUs, como contabilidade de agendador invariante de frequência e detecção de bloqueio dividido.
Ele também trouxe suporte a dispositivos vDPA, perfil de cgroup melhorado, agendador térmico para melhor desempenho, um novo Módulo de Segurança Linux para programas BPF (Berkeley Packet Filter), suporte para chamada de sistema userfaultfd(2), suporte para usuário xattrs em cgroupfs, bem como várias melhorias de gerenciamento de energia.
Mas o kernel Linux 5.7 é um daqueles ramos do kernel de curta duração e agora está marcado como EOL (End-of-Life) no site kernel.org, começando hoje com o lançamento da última atualização de manutenção da série, o kernel Linux 5.7.19.
Kernel 5.7 chegou o fim da vida útil! É hora de atualizar o 5.8!
Sim. Acredite ou não, a série de kernel Linux 5.7 chegou ao fim da vida útil e não receberá mais atualizações de manutenção que corrigem problemas ou bugs críticos de segurança, conforme anunciado pelo renomado desenvolvedor do kernel Greg Kroah-Hartman na lista de discussão do kernel do Linux.
“Estou anunciando o lançamento do kernel 5.7.19. Todos os usuários da série 5.7 do kernel devem atualizar. Note, este é o ÚLTIMO kernel 5.7.y a ser lançado. Esta série de lançamentos está no fim de sua vida útil, por favor, vá para 5.8.y neste momento.”
Em breve, os mantenedores das distribuições Linux também devem considerar a atualização do kernel em suas versões atuais para o kernel Linux 5.8 o mais rápido possível, se estiverem usando o Linux 5.7.
Atualizando para o kernel Linux 5.8
Se você estiver usando uma distribuição Linux alimentada pelo kernel Linux 5.7, atualize-a o mais rápido possível para o kernel 5.8 do Linux.
Se isso não for possível no momento, considere a atualização para o kernel Linux 5.7.19, que é a última atualização da série. Ambas as versões estão disponíveis para download no kernel.org, mas precisam ser compiladas e instaladas manualmente.
A versão mais recente da série de kernel Linux 5.8 é a versão 5.8.5, lançada recentemente. Você pode baixá-lo agora mesmo no site kernel.org, mas eu recomendo que você o instale nos repositórios de software estáveis da sua distribuição favorita do Linux.
Os mantenedores de sistemas operacionais Linux devem refazer suas versões futuras no kernel do Linux 5.8, se não estiverem usando uma série de kernel com suporte a longo prazo, como o Linux 5.4, que receberá atualizações até o ano de 2022.
Você também pode atualizar diretamente para a versão mais recente da série 5.7 do kernel Linux. Para isso, use um desses tutoriais:
Usando o Ubuntu Kernel Update Utility para atualizar o kernel do Ubuntu
Como instalar a versão mais recente do Kernel nos sistemas baseados em RPM
- Como substituir o logotipo do fabricante pelo do Ubuntu no boot
- Como instalar o conjunto de ícones La Capitaine no Linux
- Como instalar o belíssimo e minimalista tema iOS 10 no Linux
- Como instalar o tema escuro StarLabs no Ubuntu e derivados