Linus Torvalds lançou o Kernel 5.6 RC1, o primeiro Release Candidate da série 5.6. Confira os detalhes e veja como instalar essa versão do kernel.
A janela de mesclagem de duas semanas para o Linux 5.6, que foi aberta com o lançamento da série de kernel Linux 5.5 em 27 de janeiro, agora está oficialmente fechada, quando Linus Torvalds anunciou a disponibilidade do primeiro Release Candidate (RC).
É isso mesmo, Linus Torvalds lançou o primeiro marco RC (Release Candidate) da próxima série do kernel Linux 5.6, iniciando o ciclo de desenvolvimento de um mês e meio.
Novidades do Kernel 5.6 RC1
O kernel 5.6 rc1 é o primeiro marco em muitos e oferece à comunidade uma primeira olhada nos novos recursos e alterações.
O Linux 5.6 promete ser uma ótima versão para a qual você deseja atualizar, e isso se deve principalmente ao suporte integrado ao protocolo WireGuard VPN (rede virtual privada).
Entre outras mudanças interessantes incluídas na próxima série de kernel Linux 5.6, podemos mencionar o suporte a USB4, um novo sistema de arquivos Zonefs desenvolvido pela Western Digital e projetado para rodar em dispositivos de bloco de zonas, além de inúmeras melhorias de hardware, especialmente para usuários da AMD.
Sobre esse primeiro release, Linus Torvalds disse o seguinte:
“Essa era realmente uma janela de mesclagem um pouco menor do que o habitual, mas acho que o que aconteceu foi simplesmente que a temporada de férias afetou o desenvolvimento. Ele impactou a série de 5,5 rc menos do que eu esperava, mas parece ter causado o desenvolvimento de 5,6 um pouco menos do que o normal.”
O ciclo de desenvolvimento de uma série de kernel Linux normalmente leva cerca de sete ou oito semanas, dependendo de quantos marcos RC RC Linus Torvalds decide que são necessários ou apropriados para que um novo lançamento seja confiável.
Portanto, matemática simples nos diz que devemos esperar que a série de kernel Linux 5.6 chegue às ruas em algum momento do final de março, no dia 29, se houver apenas sete RCs, ou no início de abril, no dia 5, se houver oitavo RCs.
Abaixo você verá as opções disponíveis para instalar esse kernel. No entanto, tente ter em mente que esta é uma versão de pré-lançamento; portanto, não substitua seu kernel estável por ele, nem use-o em qualquer ambiente de produção.
Como instalar ou atualizar o Kernel Kernel 5.6 RC1
Como de costume, você pode fazer o download do último Release Candidate do Linux kernel Kernel 5.6 RC1 a partir do kernel.org ou use um desses tutoriais:
Usando o Ubuntu Kernel Update Utility para atualizar o kernel do Ubuntu
Como instalar a versão mais recente do Kernel nos sistemas baseados em RPM
E se depois você quiser remover os kernel antigos, use esse tutorial:
Como remover kernels antigos no Ubuntu ou Linux Mint com segurança