O desenvolvedor Jerry Bezencon informou que o Kernel 5.6 já chegou para os usuários do Linux Lite. Confira os detalhes e veja como atualizar o seu sistema.
O kernel Linux 5.6 chegou no final de semana como a segunda grande atualização para a série de kernel Linux 5.0, adicionando vários novos recursos e melhorias.
E agora, os desenvolvedores do Linux Lite anunciaram a disponibilidade da mais recente série do kernel Linux 5.6 nos repositórios de software de sua distribuição baseada no Ubuntu.
O Kernel 5.6 já chegou para os usuários do Linux Lite
Sim. Mais uma vez, os usuários do Linux Lite estão entre os primeiros a instalar as últimas séries de kernel do Linux. Nesse caso, o kernel Linux 5.6, anunciado em 29 de março por Linus Torvalds.
O Linux kernel 5.6 é a série de kernel mais avançada disponível até o momento e a primeira a ser fornecida com a poderosa e segura solução VPN WireGuard integrada.
Obviamente, o suporte ao WireGuard não é o único recurso da série de kernel Linux 5.6, que também vem com suporte a USB4, um novo driver térmico de resfriamento ocioso da CPU, suporte ao AMD Pollock, um novo sistema de arquivos Zonefs para dispositivos de bloco zoneados e muito mais .
O desenvolvedor Jerry Bezencon foi rápido ao empacotar o kernel Linux 5.6 para todas as versões Linux Lite suportadas, o que significa que os usuários podem instalá-lo a partir dos principais repositórios de software seguindo as instruções mais abaixo.
Como instalar o kernel Linux 5.6 no Linux Lite
Não importa se você está usando Linux Lite 4.x ou Linux Lite 3.x em seu computador pessoal, agora você pode instalar o kernel Linux 5.6 a partir dos repositórios oficiais de software abrindo o utilitário Lite Tweaks no menu Aplicativos> Sistema, e selecionando o recurso Kernel Installer (Instalador do Kernel).
Você também pode instalar o kernel Linux 5.2 executando os comandos abaixo em um emulador de terminal.
sudo apt-get update && sudo apt-get install linux-headers-linuxlite-5.6.0 linux-image-linuxlite-5.6.0 -y
Tenha em mente que, uma vez que o kernel do Linux 5.6 tenha sido instalado com sucesso, você terá que reiniciar o seu computador para que quaisquer mudanças entrem em vigor.
Antes de instalar o Linux kernel 5.6, por favor, tente manter em mente que é recomendado apenas para aqueles que precisam de suporte para alguns componentes de hardware específicos que não funcionam com uma série de kernel anterior do Linux.
Como o próprio Jerry Bezencon alertou:
“Se você usa drivers proprietários, este kernel pode quebrar a funcionalidade com esses drivers. Se você possui drivers proprietários instalados e ainda decide continuar com essa instalação do kernel, você deve ser competente para reparar seus drivers. Se você não estiver, NÃO instale este kernel.”
- kernel 6.13 RC1 lançado com vários novos recursos
- Como instalar a versão mais recente do Kernel nos sistemas baseados em RPM
- Como instalar o Ubuntu Mainline Kernel Installer no Ubuntu e derivados
- Como instalar o driver Wi-Fi RTL8723DE no Ubuntu e derivados