O desenvolvedor Greg Kroah-Hartman, anunciou recentemente que o kernel 5.5 chegou ao fim da vida útil e que os usuários devem atualizar para o kernel 5.6.
Lançada no início deste ano em janeiro, a série Linux 5.5 do kernel apresentou alguns novos recursos interessantes, como suporte completo para os mais recentes modelos Raspberry Pi 4, melhor conectividade Wi-Fi, suporte multicanal SMB e suporte ao uso do CIFS como sistema de arquivos raiz.
Essa série também trouxe melhorias no Berkeley Packet Filter (BPF), cópia transferida em dispositivos diferentes para clientes NFS, a capacidade de adicionar nomes alternativos às interfaces de rede, além do KUnit, uma nova estrutura de teste de unidade para o kernel Linux.
Agora, a série de kernel 5.5 atingiu o fim da vida útil (EOL) e todos os usuários devem atualizar para a série mais recente do kernel Linux 5.6.
Kernel 5.5 chegou ao fim da vida útil! É hora de atualizar para o Kernel 5.6
Sim. Após dezenove atualizações de manutenção, a série do kernel Linux 5.5 chegou ao fim da vida útil, como o renomado mantenedor do kernel Greg Kroah-Hartman anunciou hoje após o lançamento do kernel 5.5.19 do Linux.
Na lista de discussão do kernel do Linux, Greg disse que:
“Estou anunciando o lançamento do kernel 5.5.19. Observe que este é o kernel do LAST 5.5.y a ser lançado, agora está no fim da vida útil, por favor, vá para 5.6.y agora. Todos os usuários da série 5.5 do kernel precisam atualizar.”
Portanto, o kernel Linux 5.5.19 é a última atualização de manutenção da série, que agora está marcada como EOL (Fim da Vida) no site kernel.org.
Se você estiver usando o kernel Linux 5.5 em sua distribuição Linux, considere atualizar para a versão mais recente da série de kernel Linux 5.6 o mais rápido possível. No momento da redação, o kernel do Linux 5.6.6 é a versão mais avançada disponível.
Os mantenedores do sistema operacional Linux também são instados a migrar para o Linux 5.6 para permitir que os usuários atualizem seus sistemas. No entanto, observe que o kernel Linux 5.6 não é uma série de suporte de longo prazo.
O kernel Linux 5.6 oferece suporte interno para o protocolo WireGuard VPN, suporte USB4, suporte AMD Pollock, um novo sistema de arquivos Zonefs, suporte inicial para CPUs AMD Ryzen Zen 3, suporte para GPUs Nvidia GeForce RTX 2000 e muitos outros recursos interessantes.
Atualizando para o kernel Linux 5.6
Seja você um usuário Linux ou um fornecedor de SO Linux, é altamente recomendável que você considere atualizar seu sistema operacional para a versão mais recente da série de kernel Linux 5.6.
Se isso não for possível no momento, pelo menos atualize para a última versão do kernel 5.5 (5.5.19). Ambas as versões estão disponíveis para download no kernel.org, mas precisam ser compiladas e instaladas manualmente.
Você também pode atualizar diretamente para a versão mais recente da série 5.6 do kernel Linux. Para isso, use um desses tutoriais:
Usando o Ubuntu Kernel Update Utility para atualizar o kernel do Ubuntu
Como instalar a versão mais recente do Kernel nos sistemas baseados em RPM