Um commit do desenvolvimento do núcleo do Linux afirma que o Kernel 5.4 removerá o suporte aos processadores Intel IOP33X e IOP13XX. Entenda melhor o porquê dessa mudança.
Os processadores XScale IOP foram planejados para manipular o offloading de E/S da CPU do dispositivo principal. Esses processadores sub-1.2GHz faziam parte do portfólio de produtos XScale baseados no ARMv8.5 da Intel.
Mas sem nenhum usuário aparente do hardware Intel IOP33X/IOP13XX – pelo menos qualquer um que provavelmente estaria montando novas versões do kernel Linux – esse suporte será removido ainda este ano com a versão 5.4 do kernel.
Kernel 5.4 removerá o suporte aos processadores Intel IOP33X e IOP13XX
Por conta disso, o kernel 5.4 está configurado para remover as séries de processadores Intel IOP33X e IOP13XX que fazem parte da antiga linha de produtos XScale da empresa para CPUs baseadas em ARM.
- Como instalar o jogo Sonic 3: Angel Island Revisited no Linux via Flatpak
- Como instalar o jogo The Gates no Linux via Flatpak
- Como instalar o aplicativo educacional TuxMath no Linux
- Como instalar o relógio de xadrez Chess Clock no Linux via Flatpak
Essas linhas do XSeries estão definidas para serem removidas como parte das alterações do ARM para esta próxima versão do kernel.
O commit diz que:
Existem três famílias de máquinas de IOP que suportamos no Linux: iop32x (que inclui EP80219), iop33x e iop13xx (também conhecido como IOP34x, também conhecido como WP8134x).
Todos os produtos que suportamos no kernel são baseados no primeiro deles, o iop32x, as outras famílias só suportaram as placas de referência da Intel, mas nenhuma máquina real jamais poderia ser comprada.
Embora seja possível fazer com que todos os três trabalhem em um único kernel com algum trabalho, isso facilita o processo, removendo completamente as duas plataformas posteriores, sob a suposição de que não há usuários restantes.
Versões anteriores do OpenWRT e do Debian tinham suporte para o iop32x, mas não para os outros, e ambos também lançaram o iop32x em seus lançamentos de 2015.
O que você acha dessa remoção? Deixe sua opinião nos comentários!
O que está sendo falado no blog
- Descoberta uma falha no Bluetooth que deixa os dispositivos vulneráveis
- Canonical lançou novas atualizações de kernel para o Ubuntu e derivados
- Kernel 5.4 removerá o suporte aos processadores Intel IOP33X e IOP13XX
- QEMU 4.1 lançado com melhorias para diferentes arquiteturas
- Google começou a remover o suporte a FTP do Chrome