Agora uma boa notícia para os fã dos computadores da Apple que querem usar Linux, o Kernel 5.3 suportará o trackpad e os teclados do MacBook mais recente.
No momento, se ainda não foi fechado, a próxima atualização do kernel do Linux está prestes a fechar sua janela de solicitação de requisição.
Em um movimento no último momento, uma solicitação foi aceita relacionada ao suporte para teclados e trackpads dos MacBook e MacBook Pro mais recentes.
A surpresa é maior se levarmos em conta que o Linux não incluiu um suporte muito bom para os teclados e painéis de toque dos MacBooks mais recentes (do MacBook 8.1 para os mais modernos, como o MacBookPro13 e MacBookPro14).
Eu sei o que muitos de vocês estão pensando: Linux em um computador Apple? A resposta pode ser outra pergunta simples: por que não?
Acho que muitos devem concordar que não vale a pena comprar um MacBook para instalar o sistema pinguim, mas todos sabemos que existe a possibilidade de instalar mais de um sistema operacional no mesmo computador, e isso muda tudo.
Se você é um dos usuários que quer ter o Linux nos computadores mais recentes da Apple, em breve o kernel 5.3 terá essa surpresa para você (ops, já não será mais surpresa).
- Como instalar o driver para o controle do Xbox no Ubuntu
- Como instalar o NeoGeo Pocket Emulator no Linux via Snap
- Como instalar o jogo Space Station 14 no Linux via Flatpak
- Como habilitar o repositório Games no openSUSE
Kernel 5.3 suportará o trackpad e os teclados do MacBook mais recente
Não houve suporte como este desde que, em vez de serem expostos como dispositivos USB como todos os outros laptops modernos, a Apple fez o movimento estranho para transformá-los em dispositivos SPI.
Além disso, a Apple nunca documentou seu protocolo em uso com este driver SPI para suportar esses teclados e trackpads.
Visto dessa forma, poderíamos dizer que a ausência desse suporte é principalmente responsabilidade da Apple.
Mas a comunidade de desenvolvedores geralmente alcança o que é proposto, e alguns desenvolvedores com algum tempo livre fizeram engenharia reversa em grande parte deste protocolo e até mesmo conseguiram escrever esse driver básico do Linux.
Assim, com a chegada do kernel 5.3, o suporte será incluído, mas o novo interruptor Kconfig CONFIG_KEYBOARD_APPLESPI deve ser ativado.
Este suporte junta-se a outro patch que ativará o suporte para unidades NVMe nos dispositivos Apple mais atuais, portanto, podemos dizer que o kernel 5.3 cuidará mais dos computadores da maçã mordida.
O que está sendo falado no blog
- Feral trouxe o Company of Heroes 2 Commander Update para o Linux
- KDE Connect já está sendo portado para o Windows 10
- Dropbox voltou a suportar ZFS, XFS, BTFS e eCryptFS no Linux
- Kernel 5.3 suportará o trackpad e os teclados do MacBook mais recente
- Como instalar o editor de legendas Jubler no Linux via AppImage