O desenvolvedor Greg Kroah-Hartman, anunciou recentemente que o kernel 5.3 chegou ao fim da vida útil e que os usuários devem atualizar para o kernel 5.4.
O renomado desenvolvedor de kernel Linux Greg Kroah-Hartman anunciou na semana passada o lançamento da décima oitava atualização de manutenção da série Linux 5.3, versão 5.3.18, que altera um total de 59 arquivos, com 369 inserções e 329 exclusões.
No entanto, o desenvolvedor também observou o fato de que essa será a última atualização para a série 5.3 do kernel Linux, ou seja, o Kernel 5.3 chegou ao fim da vida útil.
Kernel 5.3 chegou o fim da vida útil! É hora de atualizar o 5.4!
Sim. A série de kernel Linux 5.3 chegou ao fim da vida útil e não receberá mais atualizações de manutenção que corrigem problemas ou bugs críticos de segurança.
No anúncio da lista de discussão, Greg Kroah-Hartman disse o seguinte:
“Estou anunciando o lançamento do kernel 5.3.18. Observe que esta é a versão LAST 5.3.y do kernel. Agora está no fim da vida útil. Por favor, vá para 5.4.y agora. Todos os usuários da série 5.3 do kernel devem atualizar. A árvore git 5.3.y atualizada pode ser encontrada em https://git.kernel.org/?p=linux/kernel/git/stable/linux-stable.git;a=summary.”
O kernel Linux 5.4 traz ótimos novos recursos, começando com o suporte há muito esperado para o sistema de arquivos exFAT da Microsoft e o altamente esperado recurso de segurança “lockdown”.
Atualizando para o kernel Linux 5.4
Seja você um usuário Linux ou um fornecedor de SO Linux, é altamente recomendável que você considere atualizar seu sistema operacional para a versão mais recente da série de kernel Linux 5.4.
Se isso não for possível no momento, pelo menos atualize para o kernel do Linux 5.3.18. Ambas as versões estão disponíveis para download no kernel.org, mas precisam ser compiladas e instaladas manualmente.
Você também pode atualizar diretamente para a versão mais recente da série 5.4 do kernel Linux. Para isso, use um desses tutoriais:
Usando o Ubuntu Kernel Update Utility para atualizar o kernel do Ubuntu
Como instalar a versão mais recente do Kernel nos sistemas baseados em RPM