Finalmente aconteceu: o Kernel 5.2 agora é a série estável do núcleo do Linux. Confira tudo que essa série traz e veja como instalar no seu sistema.
O kernel 5.2 é uma versão principal que adiciona vários novos recursos e aprimoramentos, incluindo um firmware de fonte aberta para suportar dispositivos de áudio DSP, novos drivers de GPU open-source para dispositivos ARM Mali, uma nova API de montagem de sistema de arquivos, suporte a maiúsculas e minúsculas nomes no sistema de arquivos EXT4, bem como melhor monitoramento de recursos para o Android.
Ele também traz melhorias de desempenho para o planejador de E/S de BFQ, um novo device mapper “dust” target projetado para simular dispositivos com falhas de setores e falhas de leitura, um controlador de congelador para cgroups v2 para liberar recursos e um sinalizador CLONE_PIDFD para clonar para buscar PIDs ao criar processos utilizáveis pelo pidfd_send_signal.
Outra novidade no kernel Linux 5.2 é a nova infra-estrutura de bug da CPU que protege melhor seus computadores contra as vulnerabilidades recentemente descobertas do hardware Intel MDS (Microarchitectural Data Sampling), bem como uma nova opção de inicialização independente de arquitetura chamada “mitigations=”, que permite ativar ou desativar as atenuações de falhas de CPU com mais facilidade.
Kernel 5.2 agora é a série estável do núcleo do Linux
Lançada no início deste mês, a série de kernel Linux 5.2 agora está pronta para implementações em massa, já que os primeiros point releases já foram lançados, marcando o ramo como estável no site da kernel.org.
Sim, como todas as novas séries principais de kernel Linux, a série 5.2 foi marcada como “mainline” no site kernel.org até o lançamento do point release, kernel Linux 5.2.1, o que significa que o kernel 5.2 está pronto para implementações em massa, e todos os fornecedores de sistemas operacionais Linux são encorajados a atualizar para o kernel Linux 5.2 o mais rápido possível.
Só pra informar, a última versão no momento em que escrevo é o Linux kernel 5.2.2, uma atualização de manutenção que altera apenas 30 arquivos, com 341 inserções e 152 exclusões.
- Como instalar a linguagem de programação Scratux no Linux via Snap
- Como instalar a IDE Netbeans no Linux via Snap
- Como instalar a linguagem de programação Julia no Linux via Snap
- Como instalar o IDE BASIC Gambas no Ubuntu e derivados
Como instalar ou atualizar o Kernel 5.2
Para instalar a versão mais recente do Kernel nas principais distribuições Linux, use um desses tutoriais:
Usando o Ubuntu Kernel Update Utility para atualizar o kernel do Ubuntu
Como instalar a versão mais recente do Kernel nos sistemas baseados em RPM
E se depois você quiser remover os kernel antigos, use esse tutorial:
Como remover kernels antigos no Ubuntu ou Linux Mint com segurança
Via Softpédia
O que está sendo falado no blog
- Collabora adicionou melhorias de desempenho para gamers no Kernel 5.2
- Sailfish OS 3.1 lançado com interface do usuário redesenhada
- Dash to Panel v20 Lançado com melhorias na visualização da janela
- Descoberta uma falha crítica no VLC Media Player… que já foi corrigida!
- Modo Tor no Firefox poderá chegar em breve como um complemento