O desenvolvedor Greg Kroah-Hartman, anunciou recentemente que o kernel 5.19 chegou ao fim da vida útil e que os usuários devem atualizar para o kernel 6.0.
Sim. Greg Kroah-Hartman anunciou que a série do kernel Linux 5.19 atingiu o fim de sua vida útil, pedindo a todos os usuários que migrem para a série do kernel Linux 6.0 o mais rápido possível.
O kernel agora está marcado como EOL (End of Life) no site kernel.org, e os usuários são incentivados a considerar a atualização para o kernel Linux 6.0.
Este é um lembrete amigável de que a série do kernel Linux 5.19 atingiu o fim da vida útil e não será mais compatível com atualizações de segurança.
Kernel 5.19 chegou o fim da vida útil! É hora de atualizar para o 6.0!
Sim. Acredite ou não, chegou a hora de dizer adeus à série de kernel Linux 5.19, pois agora está marcada como EOL (End-of-Life) no site kernel.org.
O kernel Linux 5.19 foi lançado em 31 de julho de 2022 e é uma ramificação do kernel de curta duração, o que significa que é suportado com atualizações de manutenção por cerca de três meses.
Ele introduziu novos recursos, como suporte para arquivos de firmware compactados com ZSTD, suporte para o recurso Secure Nested Paging da AMD, bem como suporte inicial para a arquitetura de CPU RISC ISA “LoongArch” de Loongson.
O Linux 5.19 também comprou uma nova API de espaço de usuário para gerenciar fluxos MultiPath TCP (MPTCP), suporte para ARM Scalable Matrix Extension (SME), a capacidade de executar binários de 32 bits em sistemas de 64 bits para arquiteturas RISC-V e um novo tipo de spinlock de ticket genérico para adicionar suporte para implementação completa de qspinlock em várias arquiteturas como RISC-V, OpenRISC e C-SKY.
O renomado desenvolvedor do kernel Greg Kroah-Hartman anunciou hoje o lançamento do kernel Linux 5.19.17, que é uma atualização bastante robusta com 767 arquivos alterados, 7188 inserções e 3389 exclusões.
Mas o mais importante é o fato de que o kernel Linux 5.19.17 também é o último lançamento de manutenção para a série de kernel Linux 5.19.
Isso significa que o kernel Linux 5.19 agora está marcado como EOL (End-of-Life) no site kernel.org e não receberá mais atualizações de manutenção que resolvam bugs críticos ou corrijam falhas de segurança.
Em outras palavras, se você não atualizar para uma versão mais recente do kernel com suporte, seu sistema ficará vulnerável a todos os tipos de ameaças e ataques.
“Estou anunciando o lançamento do kernel 5.19.17. Observe que este é o ÚLTIMO kernel 5.19.y a ser lançado. Este ramo está agora em fim de vida. Você deve mover para a ramificação 6.0.y neste momento. Todos os usuários da série de kernel 5.19 devem atualizar”, afirmou Greg Kroah-Hartman na lista de discussão do kernel Linux.
Atualmente, existem muitas distribuições GNU/Linux que vêm com o kernel Linux 5.19 por padrão, incluindo o recém-lançado Ubuntu 22.10 (Kinetic Kudu), então é muito importante que você atualize para o kernel Linux 6.0 series ou um dos suportes de longo prazo núcleos (LTS).
Distribuições populares de lançamento contínuo, como Arch Linux e openSUSE Tumbleweed, já estão executando o kernel Linux 6.0, e também está chegando aos lançamentos suportados do Fedora Linux, incluindo o próximo Fedora Linux 37, que está programado para lançamento em 1º de novembro de 2022.
No entanto, observe que o kernel Linux 6.0 também é uma ramificação de curta duração, que provavelmente será mantida apenas até janeiro de 2023.
Enquanto isso, o desenvolvimento continua na próxima série LTS (Long-Term Support), kernel Linux 6.1, que deve atingir o ruas no início ou meados de dezembro de 2022.
Atualizando para o kernel Linux 6.0
Se você estiver usando uma distribuição Linux alimentada pelo kernel Linux 5.19, atualize-a o mais rápido possível para o kernel 6.0 do Linux.
Se isso não for possível no momento, considere usar a última atualização da série. Ambas as versões estão disponíveis para download no kernel.org, mas precisam ser compiladas e instaladas manualmente.
Você pode baixar a versão mais recente da série de kernel Linux 6.0 agora mesmo no site kernel.org, mas eu recomendo que você o instale nos repositórios de software estáveis da sua distribuição favorita do Linux.
Os mantenedores de sistemas operacionais Linux devem refazer suas versões futuras no kernel do Linux 6.0, se não estiverem usando uma série de kernel com suporte a longo prazo (LTS).
Você também pode atualizar diretamente para a versão mais recente da série 6.0 do kernel Linux. Para isso, use um desses tutoriais:
Como instalar o Ubuntu Mainline Kernel Installer no Ubuntu e derivados
Usando o Ubuntu Kernel Update Utility para atualizar o kernel do Ubuntu
Como instalar a versão mais recente do Kernel nos sistemas baseados em RPM