E foi lançado Kernel 5.18 RC1, o primeiro release candidate da próxima série do kernel. Confira quais foram e veja como testar essa versão.
Duas semanas se passaram desde o lançamento do kernel Linux 5.17 e a janela de mesclagem do kernel Linux 5.18, a próxima grande série de kernel, agora está oficialmente fechada com o lançamento do primeiro Release Candidate (RC).
Dito isso, Torvalds anunciou a disponibilidade geral para testes públicos do primeiro marco Release Candidate (RC) da próxima série de kernel Linux 5.18, com lançamento previsto para o final de maio de 2022.
Novidade do Kernel 5.18 RC1
O kernel Linux 5.18 está se tornando uma versão interessante que promete ainda mais melhorias para as GPUs AMD com muito trabalho em torno do driver gráfico AMDGPU, bem como atualizações para várias tabelas de eventos de monitoramento de desempenho da Intel.
Enfim, parece que há um pouco de tudo para todos.
De acordo com Linus Torvalds, as coisas parecem bastante normais para o Linux 5.18 e a maior parte são várias atualizações de driver, cerca de 60% de todas as mudanças, mas também há melhorias em rede, som, mídia, SCSI, pinctrl, clk e outros áreas.
Segundo Linus Torvalds:
“O resto é documentação bastante espalhada e ligações de devicetree (talvez eu deva contar isso contra drivers), atualizações de arquitetura (a maior parte do diff: nds32 se foi, mas há todos os x86 usuais, arm, arm64, powerpc, parisc, atualizações mips e riscv). Atualizações de ferramentas (perf e selftests) e, claro, todas as atualizações principais do kernel (sistema de arquivos, núcleo, rede, VM).”
A data de lançamento do kernel Linux 5.18 pode ser 22 ou 29 de maio, dependendo de quantos marcos do Release Candidate serão lançados durante todo o ciclo de desenvolvimento.
Se houver apenas sete marcos do Release Candidate, o lançamento final do kernel Linux 5.18 é esperado em 22 de maio de 2022.
Mas, se Linus Torvalds decidir que um oitavo Release Candidate também é necessário, estamos olhando para 29 de março como a data de lançamento final para a série Linux 5.18.
Até lá, se você quiser ajudar os desenvolvedores do kernel a encontrar e corrigir bugs na série de kernel Linux 5.18, vá em frente e baixe o primeiro Release Candidate do site kernel.org.
No entanto, tente ter em mente que esta é uma versão inicial de desenvolvimento, NÃO adequada para uso em máquinas de produção!
Como instalar ou atualizar o kernel
Como de costume, você pode fazer o download do último kernel a partir do kernel.org ou use um desses tutoriais:
Como instalar o Ubuntu Mainline Kernel Installer no Ubuntu e derivados
Usando o Ubuntu Kernel Update Utility para atualizar o kernel do Ubuntu
Como instalar a versão mais recente do Kernel nos sistemas baseados em RPM
Mas lembre-se, esta é uma versão de pré-lançamento, portanto, não a instale em nenhuma máquina de produção.
E se depois você quiser remover os kernel antigos, use esse tutorial:
Como remover kernels antigos no Ubuntu ou Linux Mint com segurança